Imprimir

Imprimir Artigo

05/03/2018 - 09:11

Retrato

O Caloteiro do governador Pedro Taques (PSDB), que está em Cáceres desde sexta-feira, 2, está experimentando na pele o desgaste de um mandato fatídico que já entrou para a história como o pior do Estado. Diferente de 2014, quando arrastou uma multidão e as principais forças políticas da cidade, durante passeatas e pedaladas que o levaram ao governo com 57% dos votos, ele tem andado tranquilamente por Cáceres, inclusive fora da agenda política, e está simplesmente sendo ignorado pela maioria da população. Para piorar a situação, a única obra lançada em seu governo na cidade é de péssima qualidade e foi inaugurada inacabada, inclusive infringindo uma lei local, que proíbe a inauguração de obras inacabadas. Mas, tenho que fazer justiça com o ‘Mini Collor’, ele não governa sozinho. Ele se cercou de incompetentes como o jornalista Kleber Lima e sua equipe de adjuntos Secretaria de Comunicação. Para vocês terem uma ideia do nível de incompetência desse pessoal, é que na semana passada por conta da vinda do governador à Cáceres, um adjunto da Secom ligou para os veículos de comunicação da cidade, que estão devendo há quase dois anos, para dizer que finalmente iam pagar o que devem. Inclusive afirmaram que o pagamento sairia na véspera da chegada do governador. Cientes que não receberíamos, porque estamos lindado com maus-caracteres, a maioria esmagadora dos veículos não cobriu nenhuma ação do governo, especialmente a política Caravana da Transformação e a inauguração da reconstrução da Avenida Tancredo Neves.
 
Frente Popular
 
Em função da inviabilidade eleitoral do atual governador, blocos consistentes já estão se formando para disputar as eleições de outubro próximo. Depois dos golpistas liderados pelo Campos e pelo ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, agora surge um projeto alternativo de esquerda. Tendo o deputado Zeca Viana (PDT), como candidato a governador, a Frente Popular, já atraiu o PT e o PC do B e poderá atrair outras siglas como o MDB, PSB, PR e o PTB.
 
Debanda
 
A publicação de uma notícia neste final de semana dando conta da ida do deputado estadual doutor Leonardo (PSD) para o Solidariedade para ser candidato a deputado federal, provocou reações imediatas em Cáceres. O médico Félix Alvares revelou a Coluna que se isso for verdade, a desfiliar a família e seu grupo político. O motivo que pode levar a debanda da maioria dos filiados é o fato de Leonardo e seu grupo terem traído a Frente Popular na eleição municipal.
 
Definições
 
A medida que se aproxima o fim do prazo para filiações e troca de partidos para eleição deste ano, as principais forças da cidade, que vão encarar a disputa, começam a definir de que lado vão estar. Recentemente o deputado estadual Adriano Silva (PSB), anunciou que vai para o DEM com Mauro Mendes. O ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) está dividido entre o PDT e o PTB.  Já o prefeito Francis Maris (PSDB), confidenciou ao governador Pedro Taques que não será candidato a nada e terminará o mandato. O prefeito inclusive se ofereceu para coordenar regionalmente a eventual candidatura de Taques a reeleição.
 
Minoria
 
Como venho alertando neste espaço, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), por conta da sua falta de habilidade política e da maioria da sua equipe, está perdendo a maioria na Câmara de Vereadores. Depois de Cézare Pastorello (PSDB), agora foi a vez dos vereadores Elza Bastos (PSD) e Valter Zacarkim (PTB), anunciarem que não fazem parte da base do prefeito. Agora só resta ao prefeito os votos de Rubens Macedo (PTB), Valdeniria Dutra Ferreira (PSDB) e Claudio Henrique (PSDB). Daqui por diante, se Francis quiser impor algo vai ter que negociar com a ala ‘murista’ formada por 8 parlamentares.
Imprimir