Imprimir

Imprimir Artigo

22/02/2018 - 17:28

Sintep culpa Seduc por problemas na direção das escolas de Cáceres

Em nota divulgada hoje, 22, o Sintep/MT culpa a Seduc pelos problemas na direção das escolas em Cáceres. Leia abaixo:

A subsede do SINTEP/MT, em Cáceres, acompanha e orienta as Unidades Escolares no tocante ao cumprimento da Gestão Democrática (Lei 7040/98). Politicamente a entidade sindical entende que a democracia na gestão escolar não se reduz a um princípio constitucional mas a uma conquista e luta permanente no chão da Escola.


Diante da publicidade das denúncias de irregularidades em escolas da Rede Estadual em Cáceres, informamos que a subsede reuniu e orientou as comunidades escolares a tomar seus encaminhamentos sempre respeitando a Lei 7040 e outras normas que regem a gestão democrática em nosso Estado e no país.

Esclarecemos neste ponto que a situação ora detectada é uma consequência da forma não democrática que o governador Pedro Taques, através de seu secretário de Educação, que de forma sistemática tenta desmontar a estrutura democrática de nossas escolas, pois NÃO CONVOCOU O PROCESSO ELEITORAL PARA DIRETORES/AS DE ESCOLAS NA REDE ESTADUAL e desconsiderando  as deliberações coletivas do SINTEP/MT RESOLVEU PRORROGAR MANDATOS, com isso desobrigou gestores em finalizar seus mandatos com as devidas prestações de contas, por exemplo, à comunidade Escolar.

Ao agir desta forma, além de descumprir a Lei o Governo claramente permitiu que a educação retorne aos anos 80, quando político tinham diretores/as de escolas debaixo do braço para uso eleitoreiros e, pela informação da imprensa local, tinham políticos intervindo neste processo. Portanto, o desnudamento da situação da EE Senador Mario Motta foi fruto da ação política da comunidade Escolar baseada na Lei e na coragem dos agentes da Unidade Escolar que não mediram esforços, dentro dos imperativos legais, para que a situação chegasse onde chegou. 

Neste momento a subsede exige que a Lei continue sendo respeitada. Que abra processo eleitoral não só na EE Senador Mario Motta, mas em todas as outras escolas de Cáceres, onde houveram conduções de gestores derrotados nas urnas ou que estejam vagas os cargos de Diretores. Em hipótese alguma as indicações políticas poderão fazer parte de nossa cultura escolar.

Direção da subsede Cáceres

Sintep/MT Livre, Democrático e de Luta!
Imprimir