Imprimir

Imprimir Artigo

15/01/2018 - 10:02 | Atualizado em 15/01/2018 - 11:42

Maioria da população reprova primeiro ano dos novos vereadores de Cáceres

O primeiro ano da gestão dos vereadores eleitos em 2016 empossados no dia 1 de janeiros de 2017 não agradou a maioria da população. É o que aponta uma enquete realizada pelo Jornal Expressão, um ano após a posse. De 11 pessoas entrevistadas oito afirmaram que os atuais vereadores não corresponderam às expectativas, uma disse que “estão se saindo bem” e duas disseram que o primeiro ano foi dos legisladores cacerenses foi “regular”.

A enquete foi realizada de 8 a 11 de janeiro. Foram ouvidas pelo jornal representantes de várias categorias. Na avaliação do professor universitário, Dimas Santana Neves, os vereadores não corresponderam às expectativas. “Falta mais democratização da Câmara com as outras instituições. Além disso, estão agindo de forma individualizada, com pouca produtividade. Também esqueceram de olhar para os bairros. Em síntese, ainda não disseram a que vieram”.

O contabilista Carlos Mota disse que “não sabemos o que realmente estão fazendo. Até agora, depois de um ano, não apresentaram nenhuma ação mais contundente que beneficie a população. Pelo menos, no primeiro ano, não justificaram o voto recebido. É uma Câmara fraca. Creio que se continuarem assim serão vereadores de um mandato só” disse apostando em uma nova renovação do legislativo na próxima eleição.

O delegado de polícia Alex de Souza Cuiabano, diz que não acompanha o dia a dia da Câmara Municipal.

Porém, segundo ele, chama a atenção, a falta de critérios para cessão de homenagens pelos vereadores. “Não sou contra os agraciados. Mas, creio que deveria haver critérios. Estão homenageando pessoas,  com pouco ou quase nenhum serviço prestado a cidade, gente com  60 dias em Cáceres. Banalizaram. Uma politicagem pura. Virou circo”.

Para o arquiteto Gilberto Guimarães, responsável pelo projeto arquitetônico da ZPE, o desempenho dos vereadores, no primeiro ano de gestão, foi regular. “Não é uma Câmara totalmente ruim. Existem dois ou três vereadores que se sobressaem. Os demais estão passando despercebidos. Mas creio que, devem melhorar.
Estão pecando, no que se refere à fiscalização. Nisso estão deixando a desejar. Digo que é uma Câmara regular”.

“Olha, a maioria desse pessoal, é só conversa. Quem eu sei que está trabalhando nessa Câmara são os vereadores Zakarquim e o Zé Torres” avalia a engenheira agrônoma Elen Rocha, proprietária da empresa Plan Rural. O pastor evangélico da Igreja Assembleia de Deus, Izaque Barbosa é mais cauteloso. Ele diz que “eles ainda não apresentaram grandes ações. Mas acho que, estão primeiro arrumando a casa para depois mostrar serviço”.

Técnico em segurança do trabalho, Orlando Pereira do Couto disse que “eu posso estar enganado, mas até agora não conheço nenhum projeto de relevância apresentado por esses vereadores. Se estão fazendo alguma coisa, não estão divulgando. Não vejo nada em jornais, em rádios ou em televisão. Para mim, até agora não teve nenhum resultado satisfatório”.

Na mesma linha de raciocínio aparece o comerciante Gabriel André, proprietário do bar e mercearia “Canto da Sereia”. “Eu achei que seriam melhores dos que da legislatura passada. Mas, pelo que parece, são todos iguais. Os vereadores em quem votamos nunca mais apareceram no bairro (Cidade Alta). Se eles estão fazendo alguma coisa, está em segredo porque, eu não vejo nada na imprensa”.

O pedreiro Mauro Farias, também conhecido por “Pitel” é outro que demonstra insatisfação com a atuação da Câmara. “Ali quem ainda está mostrando serviço são os vereadores Claudio Henrique, Zé Torres, Zakarquim e Valdeníria os demais, como diria o Café no Bule, só estão mamando deitado, igual leitão novo. Ou fazendo ação de interesse próprio. Se estão fazendo alguma coisa, não estão mostrando a população”

Dona de casa, Sandra Vieira da Costa, avalia que “a atuação desses vereadores está aquém do necessário. A gente não vê nenhum projeto de maior relevância. A maioria dos vereadores sequer aparece em manifestações públicas. Alguns, quando manifestam, fazem através de redes sociais, principalmente Whatsapp. Para pedir votos eles procuram as casas e fazem reuniões. Depois que elegem, fazem contato pelo Whatsapp. Ridículo”.

Único que se manifestou totalmente favorável aos vereadores, o desportista Edmilson Baianinho, disse que “para mim os novos vereadores estão fazendo um bom trabalho. Quem acompanha as sessões sabe que são muitas indicações e projetos em benefício da população” disse acrescentando que “o povo hoje está mais confiante nos seus representantes na Câmara. Creio que estão correspondendo com as expectativas”.
Imprimir