Imprimir

Imprimir Artigo

25/12/2017 - 07:42

Bola da vez

Aos menos 50 lideranças políticas que integraram as duas gestões do ex-prefeito Tulio Fontes (PSB), já sinalizaram que irão acompanhá-lo na eleição do ano que vem onde ele é pré-candidato a deputada estadual. Todos inclusive se dispuseram a acompanhá-lo em qualquer partido que ele vier a se filiar desde que seja na oposição do governador Pedro Taques (PSDB). Fazem parte do grupo, ex-secretários, ex-coordenadores e muitos servidores da prefeitura que estão filiados em partidos como o DEM, PSB e o próprio PSDB do prefeito Francis Maris e da vice Eliene Liberato Dias. No grupo também há uma leva ex-petistas. A novidade é que até um atuante vereador já demonstra interesse em fazer parte do grupo do ex-prefeito que informalmente lidera a preferência para deputado estadual na cidade. A boa aceitação do nome de Túlio também já mexe com integrantes de partidos que apoiaram a candidatura a prefeito de Adriano Silva (PSB) na última eleição de prefeito. Outra novidade no grupo de Túlio pode ser o ingresso do Oncologista Eduardo Lima, potencial pré-candidato a deputado estadual em 2018 e a prefeito em 2020. Assim como a Frente Popular, o ex-prefeito já confirmou a Coluna que só tem restrição a composição com o grupo do deputado doutor Leonardo (PSD) e do cardiologista Sérgio Arruda (PSD), que traíram a Frente Popular na eleição passada. Túlio diz que o apoio do grupo de Adriano Silva (PSB) e do prefeito Francis Maris (PSDB), são bem-vindos, desde que não tenha Pedro Taques na jogada. Por falar em Túlio, ele está dividido entre ficar no PSB ou ir para o PTB ou para o PDT. A única condição é que nenhum destes partidos estejam com Taques ou qualquer um dos seus aliados e futuros golpistas. A onda Túlio é tão grande que até o PP de Blairo Maggi o quer como candidato único na região.
 
Oposição
 
Por falar em Taques, a verdadeira oposição já percebeu uma malandragem que está sendo orquestrada nos bastidores por Jayme Campos (DEM), Eduardo Botelho (PSB) Blairo Maggi (PP) e Mauro Mendes (PSB) é já está preparando um conta ataque. Antônio Joaquim (sem partido) já está articulando com Wellington Fagundes (PR) e Lúdio Cabral (PT) um pacato de oposição contra Taques e seus aliados disfarçados de golpistas. Tá ficando bom o jogo. A oposição já está vendo Maggi, Mendes, Botelho e os Campos como chapa banca disfarçada.
 
Consenso
 
A eleição para reitor da Unemat vai acontecer no primeiro semestre do ano que vem e depois do surgimento de vários nomes, um vem ganhando consenso dentro da universidade. O do professor cacerense Celso Fanaia tido como moderado, sério e político. O nome dele já é quase consenso na situação e já tem a simpatia de alguns integrantes da oposição. A vantagem de Fanaia é que ele sabe conduzir composições políticas. Excelente nome!
 
Ranking
 
Fui desafiado a elencar quais são os piores secretários e secretarias da gestão do prefeito de Cáceres Francis Maris (PSDB). Vou poupar nomes, mas as piores são Educação, Saúde, Planejamento, Agricultura e Governo. Três por inexperiência e duas por incompetência mesmo.  Francis merece, o povo não. A prova de que a qualidade é ruim é que a Coluna apurou que o secretário de Governo Wilson Kishi, que acumula também a ineficiente pasta de Agricultura, está na marca do pênalti há dias. Ele só não teria caído ainda porque o prefeito não encontrou um corajoso que encarara as pastas. Júlio da Semelc que foi para Fazenda, por pouco não ficou com a vaga do Japonês. Fui pesquisar porque o interesse pela dispensa e fiquei sabendo que ele é tido como sendo de muita conversa e pouca ação. Pra mim isso não é novidade.
 
Lixão
 
Este é o apelido da atual sede Câmara de Vereadores de Cáceres. O prédio é cara da atual mesa diretora. Era aceitável desde que o legislativo não tivesse dinheiro para ter uma sede digna, mas quem vê cara não vê coração. Tem gente que nasce para ser gestor e outros para dar aula.
 
Federal
 
A estrela do vereador mais votado de Cáceres na última eleição está brilhando. Se doutor Leonardo (PSD) não topar o desafio do governador Pedro Taques (PSDB), Cézare Pastorello (PSDB) será o único candidato a deputado federal de Cáceres e deve ultrapassar fácil a marca dos 10 mil votos. Com Ezequiel em desgraça em Cáceres e na região, não será surpresa se sua votação surpreender. Conversando com ele sobre a candidatura, foi enfático em dizer que a prioridade é ajudar a eleger e manter deputado estadual de Cáceres. Cézare entende que precisa ter um candidato a federal da cidade para evitar a entrada de candidatos de fora. Ele diz que não está abandonando o mandato de vereador, apenas se dispondo a ajudar Cáceres a continuar tendo deputado estadual.
 
Acabou
 
Vai aqui um recado para os espertinhos que gostam de ir à Cuiabá pegar partidos para vender em época de eleição. Acabou a teta negada. Na próxima eleição não haverá coligação e partidos que não elegerem vereador serão extintos. Graças a Deus, mais uma malandragem que chega ao fim. Por falar em fim da teta, suplentes que sonhavam com um peitinho na Câmara com a história das candidatas laranjas, enfiaram a viola no saco depois que a Justiça em Cáceres negou seguimento da ação. Esse Faiad não é de porra nenhuma, só nome. Bom mesmo são o Zé Renato, Hamiltinho, Lindomar, Maycon e uma galera prata da casa que manja muito de eleitoral.
 
Hyundai
 
Este ano a Ford Tropical de Tangará da Serra, mais por incompetência que pelo mercado, fechou as portas em Cáceres. Para compensar e provar que o mercado é bom e o vendedor é que é ruim, o Grupo Cometa deve instalar um concessionária da Hyundai no próximo ano em Cáceres.
 
Cano
 
A saída do jornalista Kleber Lima da Comunicação do governo Taques oficializou o calote que o estado aplicou na mídia do interior e no Jornal Oeste. Mas como costumo dizer para os colegas, dor de barriga não dá uma vez só e o mundo é redondo.
Imprimir