Imprimir

Imprimir Artigo

11/12/2017 - 12:56 | Atualizado em 11/12/2017 - 13:08

Desgaste

O prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB) e os vereadores podem espernear, mas não vai ter jeito. Vão ter que atualizar a planta genérica do município (IPTU) sob pena de serem punidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Vão ter um mega desgaste com a população e vão ter que aguentar o ferro. Esse é o ônus da política. Mas, se serve de consolo para todos, a determinação do TCE está corretíssima e se aplicada nos rigores da Lei vai melhorar a arrecadação do município. Os 20 mil dos 26 mil contribuintes que são cobrados anualmente, vão continuar dando o calote até que a prefeitura mande os seus imóveis a leilão como manda a lei. Nessa estou com o Francis. Cidadania significa direito e deveres. Sem medo de errar, mais da metade da minha rua não paga IPTU e eu como contribuinte acho isso injusto.
 
Suicídio
 
Na semana passada o deputado estadual doutor Leonardo (PSD), parlamentar de um mandato só como diz Pedro Henry, pessimamente assessorado, fez a cagada de gravar um vídeo ao lado o governador Pedro Taques (PSDB) requentando promessas para Cáceres que são impossíveis de se cumprir na atualidade. Gente, um estado que não tem para pagar o servidores e comprar esparadrapos e gazes para o hospital regional, vai construir ZPE, reformar aeroporto e pavimentar a MT 343? Só um bobão como Leonardo e a sua gangue para acreditar nisso.
 
Trouxas
 
A incompetente Gerência de Comunicação do Governo de Mato Grosso tem usado colegas que sobrevivem da mídia publica para enganar a população do Estado afirmando que o tal FEX irá resolver a questão dos salários e os demais problemas financeiro do Estado. O FEX só paga as despesas deste mês, o ferro vem em janeiro no começo do ano. Ainda tem gente que não percebeu, mas o governo do ‘Mini Collor’ acaba nos primeiros meses de 2018 e leva junto um monte de curioso que se juntou a ele para brincar de governar Mato Grosso.
  
Salvação
 
Após conversar com várias lideranças políticas da cidade, nos últimos dias, estou quase convencido que a única salvação parar doutor Leonardo (PSD) na eleição de 2018 é ser o candidato de Cáceres e região a deputado federal como deseja o governador Pedro Taques (PSDB) e o prefeito Francis Maris(PSDB). A pessoas próximas o prefeito Francis Maris (PSDB), tem argumentado que Leonardo pode e deve ajudar eleger e manter um deputado estadual de Cáceres. Segundo o prefeito, isso obrigaria Túlio e Adriano a apoiar Leonardo. A ideia não é ruim, mas vamos ver se isso vai se cristalizar. Com sinceridade, vejo com bons olhos essa possibilidade porque pode afinal unir todas as forças em torno de um projeto para Cáceres e não pessoal. De quebra acabaria com a rejeição que Túlio Fontes (PSB) e Adriano Silva (PSB), tem de Leonardo e da gangue que o acompanha. Esta união também deixaria a disputa pela prefeitura de Cáceres mais barata e fácil, caso haja consenso das principais forças.
  
2018
 
A Frente Popular de Cáceres que busca se reagrupar com o Solidariedade, PV, PT, PC do B e o PT, deve iniciar nos próximos dias o processo de discussão para escolha de dois nomes do bloco para a disputa de uma vaga na Câmara Federal e na Assembleia Legista. A Coluna apurou que alguns dos nomes tem a simpatia da maioria dos integrantes do bloco. James Cabral (PT), Omar Veggi (PC do B), Renato Fidelis (PV) e Claudiney Lima (Solidariedade). Uma coisa é fato, deste bloco sairá o candidato a prefeito e a vice em 2020. Mostrei os nomes ao ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), e ele afirmou que todos estão aptos a disputar qualquer processo eleitoral. Mas alertou, que quem sair terá que ter o apoio unanime dos demais. ‘Isso é bom para democracia e para política de Cáceres. Dá oportunidade para gente nova e competente’, frisou.
 
Efeito
 
O mais citado informalmente para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa por Cáceres, o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), deve mudar para o PTB e isso vai gerar um movimento inédito no parado bastidor político de Cáceres nos próximos dias Ao menos 50 correligionários do ex-prefeito que estão no DEM, PSDB, PSB e outras legendas, vão acompanha-lo no novo partido. Entre os antigos seguidores estão o ex-vereador Celso Fanaia (PSDB) e o ex-candidato a prefeito pelo PT, Fransérgio Piovesan. Da velha guarda do DEM vão Sid Maia, Walter Pedroso e Cleton Silva. Do PSB, Moacir Barbosa deve arrancar ao menos dez. O reagrupamento dos Tulistas tem como propósito elegê-lo deputado estadual no ano que vem.
 
Salvos
 
Dos quinze vereadores da Câmara de Cáceres, a Coluna fez uma levantamento de produção e atuação, e foi possível elencar os que ainda tem respeito e admiração da população. Na restrita lista estão a vereadora Elza Bastos (PSD) Cézare Pastorello (PSDB), Creude Castrillon (Podemos) e os vereadores do PTB, Walter Zacarquim e Rubens Macedo. Se eles se unirem e conseguirem agregar mais três companheiro, ganham a presidência da Câmara e fortalecem seus projetos de reeleição.
 
Jogo
 
Conversando com interlocutores e simulando conjunturas, cheguei à conclusão que atualmente temos três nomes prontos para disputar uma candidatura de deputado federal, que na pior das hipóteses irá garantir a eleição de um deputado estadual de Cáceres. Pela ordem, os nomes mais consistentes são do deputado doutor Leonardo (PSD), do vereador Cézare Pastorello (PSD) e da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB). A questão é viabilidade financeira para conseguir os votos necessários.
 
Estadual
 
Ainda sobre a conjunta para 2018, não há em Cáceres dois nomes com mais musculatura eleitoral para buscar uma vaga na Assembleia Legislativa do que o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e o deputado estadual Adriano Silva (PSB). Os demais, apesar de terem direito legal, não tem gasolina para pedir voto em Comodoro.
 
Golpe
 
Só para manter fresca a memória dos que ainda tem dúvidas. Está a toda vapor o golpe para triturar o ‘Mini Collor’. A última é que até o mala do senador Wellington Fagundes (PR), que está vendo a canoa de Antônio Joaquim afundar, (PTB), já está conversando com os golpistas liderados por Blairo Maggi (PP), Jayme Campos (DEM) e Eduardo Botelho (PSB) que querem Mauro Mendes (PSB) governador e o ‘Mini Collor’ pegando gurizão em SP.
 
Perguntar não ofende:
 
Alguém da Câmara de Cáceres sabe dizer se o presidente Domingo dos Santos (PSB) vai devolver ao município recursos não usados este ano e qual o montante? Imprimir