Imprimir

Imprimir Artigo

09/12/2017 - 08:34

Hoje tem mais uma campanha de vacinação antirrábica em Cáceres

A Prefeitura Municipal de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, realizará hoje 9, mais uma etapa da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica em cães e gatos do município.

Os locais de vacinação serão os seguintes: CAIC, Jardim Guanabara, Cohab Nova, Jardim Paraíso,  Marajoara, Rodeio, Santa Isabel, Vila Irene, Vila Real, Vista Alegre, Vitória Régia e Santos Dumont. 

Cães e gatos a partir dos 5 meses de idade já devem tomar a vacina, exceto em caso de fêmea em período de gestação.

A raiva é uma doença muito perigosa em que o vírus se alastra pelo sistema nervoso de animais domésticos ou selvangens. Esses animais podem transmitir a doença para seres humanos através da saliva, mordida ou lambedura. A raiva em humanos é uma doença grave que mata se não for tratada com rapidez e mesmo quando tratada pode deixar sequelas, por isso não deixe de vacinar os animais de estimação. 

Os principais sinais clínicos da raiva são: perda de apetite, alterações de comportamento, agitação e agressividade, sendo estes os primeiros, seguidos de agitação, agressividade extrema, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da deglutição e da mandíbula que resulta em salivação e dificuldade em deglutir.

Caso seu animal de estimação apresente alguns destes sintomas, procure um médico veterinário o quanto antes para iniciar o tratamento o mais rápido possível, já que em questão de onze dias seu animal pode vir a óbito.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Cáceres tem uma meta de vacinar cerca de quinze mil animais, entre cães e gatos, de uma população de quase vinte e três mil animais, a vacinação é totalmente gratuita.

Este beneficio para os animais de estimação só é possível graças a união de parceiros como o Governo Federal, Governo de Mato Grosso por meio da Secretária Estadual de Saúde e Escritório Regional de Saúde de Cáceres .

Para tirar dúvidas você pode entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo número 065-3223-0007. Imprimir