Imprimir

Imprimir Artigo

06/11/2017 - 13:56

​Pá de Cal

Certa vez eu previ neste espaço e em uma publicação do Face, que o governo Pedro Taques (PSDB), ia acabar no dia em que atrasasse os salários dos servidores, o que provocaria um colapso na economia estadual, já que eles representam 30% do montante movimentado mensalmente. Pois bem, o governo tocado por um grupo de curiosos inexperientes caminha a passos largos para dar o último suspiro.  Já certos deste fato, vários ratos, entre eles alguns cacerenses, já estão em campanha pela volta de Blairo Maggi (PP), único capaz de manter todos na teta de sempre. Só para lembrar. Se atrasar, para tudo. Nunca na história, o movimento sindical dos servidores públicos foi tão organizado em Mato Grosso.
 
PSB
 
Por falar em ratos, a Folha de São Paulo furou os colegas que cobrem a politica na Capital e antecipou que a maioria do ‘bando’ com mandato no PSB vai para o DEM dos Campos. Todos com olhos em 2018 e 2020. Mauro Mendes quer ser Senador ou o Governador no ano que vem. Eduardo Botelho quer ser prefeito de Várzea Grande, Fábio Garcia, prefeito de Cuiabá e Adilton Sachetti, prefeito de Rondonópolis em 2020. O problema é equalizar os ‘querer’ pois Jayme Campos (DEM), também quer ser Sanador ou Governador. O curioso nesta história, é que nenhum dos ratos quer o Pedro Taques (PSDB) de candidato a governador.
 
Traíras
 
Já que estou falando traíras, uma fonte me revelou que o deputado estadual doutor Leonardo (PSD), está aguardando o momento exato para excomungar o cardiologista Sérgio Arruda (PSD), Luiz Carlos Velozo, Carlos Ayres e outros supostos traíras do partido em Cáceres. Como imaginei, Leonardo vai voltar para o PSF da Cohab Nova traído pelos principais baba ovo. Como sempre disse, Leonardo não formou um grupo político, mas uma gangue.
 
Paixão em administrar
 
Outro dia conversei com um cliente amigo sobre a gestão Francis Maris (PSDB) em Cáceres. Discutíamos sobre as medidas para ajustar o atendimento no PAM e concordamos que a ação é necessária. Ele concordou comigo quando disse que esse tipo de mudança tem que vir antecedida de uma campanha de conscientização na mídia. A mesma campanha que falta em relação à limpeza urbana, serviço de água e esgoto e de prevenção á Dengue. Disse que se trata de mudança de cultura, uma coisa que não se faz de um dia para a noite, por isso é fundamental se comunicar todos os dias e de forma honesta com a população. Mas o amadorismo faz a gestão não ser da forma que o prefeito gostaria. E ha exemplos disso em todas as áreas. Na Obras, o prefeitável Valdeci Rodrigues não tem dado conta de fazer a limpeza de bueiros e canais. Na Educação, Cristiane Barbosa com a ajuda da PGM, comeram barriga e colocaram o ano letivo em risco ao fazerem um seletivo meia boca. Fora isso tem a lambança de nomear concursados sem previsão orçamentária. Agora não pode dar posse porque não tem grana para indenizar os contratados e porque a mudança afetaria o encerramento do ano letivo. Na SAEC, a solução para questão da falta d’água ainda segue distante. Para piorar a situação, a coleta de lixo que passou a ser responsabilidade da autarquia, é precária porque o serviço foi contratado a preço vil. Isso sem falar nas reclamações pós troca de hidrômetros.
 
Graças a Deus
 
Quando cheguei à Cuiabá em 90, o mercado de trabalho era restrito e comandado por um grupo de velhos rábulas. 27 anos depois, tal qual a economia globalizada, os rábulas foram engolidos pela maioria, jovens e profissionais de faculdade. Hoje Roberto França, Antero de Barros e companhia, são mais um. Em Cáceres, isso está acontecendo de forma lenta, mas vai dar uma acelerada nos próximos anos, com a chegada das faculdades de publicidade e jornalismo e do grupo Gazeta, que está negociando a compra da sucateada radio Jornal e da incipiente TV Descalvados dos Henry. Em breve, como lá em Cuiabá, Da Silva, Eli Cáceres e Marcelão Cardoso e outros aventureiros da comunicação, serão apenas alvos de chacota e piada entre os jovens. Assim acaba a picaretagem na imprensa. Só lembrando que com a faculdade, se passar por jornalista e publicitário vira crime de exercício ilegal da profissão. 
Imprimir