Imprimir

Imprimir Artigo

03/11/2017 - 09:23

Mutirão de limpeza em Araputanga visa eliminar criadouros do Aedes Aegypti

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Araputanga, através da Vigilância em Saúde está trabalhando de forma integrada com a Secretaria de Obras, na realização do mutirão da limpeza dos entulhos recolhidos das residências da cidade, cujo trabalho faz parte do Plano de Ações de Mobilização Municipal para o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.
 
O “Mutirão da Limpeza” será realizado no período de 21 de novembro a 1º de dezembro de 2017 e será iniciado pelo bairro São Sebastião. “É o mutirão para eliminar focos”, disse o gerente de Vigilância em Saúde, José Ricardo Ribeiro.
 
As atividades de limpeza pública e manutenção urbana nos bairros consistem em visitação às residências para a retirada e eliminação de entulhos que possam servir de criadouros do mosquito da dengue. “Garrafas pet´s, pneus, as pessoas ainda joga nos terrenos e temos que prevenir”, alertou. 
 
Conforme o gerente de Vigilância em Saúde, os proprietários de terrenos particulares estão sendo notificados para que providenciem a limpeza, bem como são notificados casos em que os agentes já alertaram os proprietários de casas com criadouros e estes ainda não tomaram as devidas providências.”As pessoas, as vezes saem e deixam a casa fechada, dificultando a acesso dos agentes ao local, então pedimos que deixem lixos e entulhos em frente da residência, para que possamos recolher”, afirmou.
 
José Ricardo observou que uma casa nessa situação em meio as outras que foram devidamente limpas compromete o trabalho, colocando a vida de todos sob risco. Ele informou que, além de lixos e entulhos, o maior problema existentes nos bairros são recepientes que acumulam água. “As pessoas faz depósito de água em tambor e não faz a limpeza correta, aumentando focos da dengue.A população tem que ter consciência de que a dengue mata”, disse. 
 
Uma vez realizada a limpeza em todos os bairros, a pessoas continuam acumular lixo e entulho em seus quintais e nas ruas será notificada e sujeita a multa.”É 225 reais o valor da multa e vai doer no bolso para que as pessoas começem a se conscientizar sobre o problema”, afirmou.  
 
O gerente de Vigilância em Saúde observou que Araputanga registrou em setembro,  o primeiro caso de uma paciente com sorologia IGM Reagente para Chikungunya e Dengue, o que é preocupante, uma vez, que este ano foram notificados 32 casos de chikungunya, 51 casos de dengue e 10 casos de zika. “Esse caso veio como mais uma lerta para nós, pois temos a questão da microcefalia e temos que trabalhar a prevenção”, informou.
 
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, a Prefeitura Municipal de Araputanga está  concentrando esforços para que a população possa colaborar com esta ação e entender que somente com a eliminação de criadouros é possível conseguir vencer o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Imprimir