Imprimir

Imprimir Artigo

18/10/2017 - 07:46

Fecomércio quer vereadores e a prefeitura combatendo a pirataria em Cáceres

Em reunião de trabalho para tratar do combate à pirataria e contrabando em Cáceres, o presidente da Fecomércio-MT, Hermes Martins da Cunha, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Cáceres (Sincovac), Sebastião Mário Giraldelli, se reuniram com a vice-prefeita, Eliene Liberato (PSDB), vereadores e autoridades do Procon Municipal; do Batalhão de Fronteira; da Sefaz-MT, da Marinha e empresários do comércio da região, na sede do executivo municipal, para divulgar a cartilha que leva o nome da campanha idealizada pela própria Federação do Comércio no Estado.

Na ocasião, o superintendente da Fecomércio, Evaldo Silva, apresentou a pedido do presidente Hermes, os valores que mostram os prejuízos provocados pela pirataria e contrabando. Em movimentação financeira chega a ser superior ao narcotráfico. Segundo a Consultoria Legislativa Câmara dos Deputados, o mercado ilegal movimenta R$ 89 bilhões, enquanto que o narcotráfico R$ 15,5 bilhões. Com a cartilha, a entidade máxima do comércio estadual pretende trabalhar em conjunto com órgão fiscalizadores e fomentar a conscientização do comércio legal à população em geral. 

Para o capitão do 2º Batalhão de Fronteira, Davi Souza, o combate realizado é diário, com ações de patrulhamento contra o contrabando, tráfico de drogas e descaminhos. “Muitas pessoas, infelizmente, agem de maneira displicente e acabam contribuindo para gerar um capital que é utilizado para a compra de armas, drogas e outros males”.

A vice-prefeita do município explicou que a prefeitura está à disposição para mobilizar os órgãos da cidade no trabalho de fiscalização e, assim, fortalecer o comércio legal. O fato da região de Cáceres ser de fronteira, existe esse desafio a mais, por conta do contrabando.
Ainda na reunião, Hermes Martins entregou aos  vereadores presentes, o ofício que pede a criação da Frente Parlamentar de Combate à Pirataria e Contrabando no município. Imprimir