Imprimir

Imprimir Artigo

11/10/2017 - 10:27 | Atualizado em 11/10/2017 - 10:42

300 pessoas e 50 embarcações vão participar do Mutirão de Limpeza do rio Paraguai no domingo

Em reunião realizada ontem, 10, na Sicmatur, os organizadores do 29º Mutirão de Limpeza do rio Paraguai, que acontece no próximo domingo, 15, partir das 7h, em Cáceres, acertaram o envolvimento de 300 voluntários e 50 embarcações.
 
Em quase três décadas, apesar das ações, mais 340 toneladas de lixo foram retiradas de baias e margens do rio em um raio de 80 quilômetros
 
A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur), em parceria com a Associação Ambientalista, Turística e Empresarial de Cáceres (ASATEC) e com apoio de diversas entidades e pessoas físicas, como o capitão da reserva da Marinha, Renato Thomaz, idealizador do Mutirão.
 
Segundo Claudionor Duarte Correa da Sicmatur, apesar do volume de barcos e voluntários, seria importante que mais usuários do rio se envolvessem na ação.
 
Ele afirmou que doar um dia de gasolina e tempo para ajudar a preservar, é tão pouco perto do que o rio oferece.
 
‘Seria um gesto nobre tirar as dezenas de barcos dos estacionamentos, pegar os amigos de pesca e passeio e fazer a coleta de lixo’, ressaltou, acrescentando que isso pode ser feito independente do Mutirão.
 
O Mutirão de Limpeza começou por iniciativa do então comandante da Agencia da Marinha em Cáceres, Capitão Renato Thomas que com apoio da prefeitura realizou uma ação logo após o início da Piracema para retirada do lixo deixado por pescadores e turistas nas margens das baias e do rio Paraguai.
 
Desde então, o município com a colaboração da sociedade organizada e dos órgãos ambientais e de segurança tem realizado a ação, sempre no início da Piracema.
 
Além da Marinha, Corpo de Bombeiros, Exército, Policia Militar, Juvam, Policia Ambiental, Colônia de Pescadores, Policia Federal e o Ibama, este ano a ação conta com apoio do Consórcio das Nascente do Pantanal, Grupo Fé e Vida, Fórum de Luta das Entidades de Cáceres (FLEC), Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFEMT), Grupo Guerreiros da Natureza, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

Dicas para os voluntários
 
Utilize roupas e calçados adequados para adentrar a mata ciliar, use protetor solar, beba bastante líquido e evite bebida alcoólica.

Tome cuidado com troncos e folhagens, pois podem esconder animais peçonhentos e vespas;

Proceda a coleta do lixo nas proximidades das margens;

Recolha sacolas plásticas, latas, garrafas, lonas e metais, não recolha material orgânico (papel higiênico, restos de comida ou animal mortos);

Coloque o material coletado nos sãos e deposite-os nas lanchas de apoio;

Retire armadilhas e demais apetrechos de pesca do local, recolhendo-os para as lanchas de apoio;

Utilize luvas de raspa;

Leve o seu repelente;

Quando terminar de coletar o lixo de sua área você poderá dirigir-se a outra área. Imprimir