Imprimir

Imprimir Artigo

09/10/2017 - 13:29 | Atualizado em 09/10/2017 - 15:18

Guerra

A maioria das pessoas não sabem, mas nos Rotarys sempre existe gente que entra para desagregar e se aparecer. Em Cáceres a situação não é diferente e deve dar origem a um fato inusitado. Pessoas do bem, interessadas em contribuir de fato com causa da centenária entidade já estão se juntando para abrir um terceiro clube que vai endurecer os critérios para aceitar ‘malas’ que aparecem apenas para tirar proveito comercial, comer nas festivas e tirar fotos.
 
Óia
 
O cenário político em ebulição em Mato Grosso com os escândalos diários favorece cada vez mais a possibilidade do milionário prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), virar candidato a Senador e talvez até a Governador no ano que vem, pela falta de gente com ficha limpa e grana legalizada para a disputa. Uma coisa é certa em relação ao processo, o atual governador do Estado vai tomar uma surra histórica ser for a reeleição. O castelo do ‘Mini Collor’ ruiu quando ele mostrou incapacidade e deixou o governo nas mãos de um bando de irresponsáveis, liderados pelo primo ‘Paulo Boca Mole’.
 
Xin
 
Por falar em 2018, outro dia bati um papo com o fisioterapeuta Alessandro Cintra (Xinxarra), sobre candidaturas e a necessidade de Cáceres ter deputados estaduais e federal. Falei das dificuldades, e ele contra argumentou que é viável e citou exemplos do ex-deputado federal Pedro Henry e do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), que por muito pouco não conseguiu uma vaga em Brasília na última eleição. Xin diz que a eleição não exige um político de carreira e lembrou que "PH" e Túlio nunca foram vereadores. O fisioterapeuta que já ensaiou candidatura a prefeito em ocasiões anteriores, disse que se tivesse oportunidade, encararia até a disputa para deputado federal.
 
Lamentável
 
Foi triste ver o empresário Francis Maris, que foi eleito duas vezes para ser prefeito de Cáceres por não ser político profissional, ser seduzido pela velha política do ‘pão e circo’. Se as praças da cidade estivessem limpas e bem cuidadas e se a coleta de lixo estivesse sendo feita de maneira satisfatória, até passaria despercebido o fato, mas não dá para engolir a exploração da massa faminta enquanto a merenda escolar é de má qualidade e a comida servida para os servidores do Pronto Socorro frequentemente chega azeda. Mais triste foi ver os três principais conselheiros do prefeito (Pirâmide, Elefantinho e Engomadinho), dizerem que no ano que vem serão 40 bois no rolete.
 
Esperto
 
Enquanto políticos preguiçosos e sujos como poleiro de pato, como Ezequiel Fonseca (PP), estão dormindo de touca, o vice-governador Carlos Fávaro (PSD), o Carlão Gogó, que vai colocar até encostar no ‘Mini Collor’, vai usando a máquina pública para criar musculatura para tomar o governo do Estado. Espertamente já se articulou para eleger Edvaldo Paiva prefeito de Mirassol D’Oeste em eleição suplementar que será realizada no próximo dia 19 de novembro. O pelotão de choque do vice-governador tem uma tropa de elite formada em sua maioria por órfãos de Pedro Henry. Na lista estão o ex-prefeito de Glória D’Oeste, Nilton Borgato, a ex-prefeita de Lambari D’Oeste, Maria Manea e o ex-prefeito de Figueirópolis D’Oeste, Lair Mota, que usando a Empaer deve ser o deputado estadual mais votado da região.
 
Leonardo
 
Por falar em deputado estadual, doutor Leonardo Albuquerque (PSD), que conforme previu Pedro Henry terá um mandato só, segue ladeira abaixo. Estão pipocando nas redes sociais informações de desentendimentos de médicos com o recém empossado diretor do Hospital Regional de Cáceres, Onair Nogueira, apadrinhado do deputado. Em outra frente, a gangue que ele transformou em seus porta vozes na cidade, segue cumprindo o que todos que entendem um pouco de política já previam. Estão o traindo com o médico Sérgio Arruda, em pré-campanha para deputado estadual pelo mesmo partido do deputado. Outra parte da gangue está arrodeando o médico Oncologista Eduardo de Lima, que apesar de negar candidatura a estadual e não ter filiação, já tem musculatura política para uma disputa. Mas Leonardo não deve estar preocupado em perder a changa de deputado. Fonte da Coluna revelou na semana passada que ele comprou pela bagatela de R$ 400 mil uma lotérica localizada em frente à prefeitura de Cáceres. O curioso é que a lotérica, como a que existe na Avenida Tancredo Neves, pertencia ao deputado Romoaldo Júnior (PMDB), acusado de integrar um esquema de corrupção financeira na Assembleia.
 
Ruindo
 
Familiares, apoiadores e gente que depende de emprego na Câmara de Cáceres torce o nariz quando digo que esta é a pior gestão do legislativo e uma das mais fracas composições da história, mas não tem como ser diferente. A gestão de Domingos dos Santos (PSB), vai ser pior inclusive de que as de seus antecessores. Ele não conseguirá sequer deixar a sede histórica em condições sequer para tirar uma foto interna e externa. Para piorar, na semana passada, ele se desentendeu com seu braço direito Katia Ribeiro Faria, que foi exonerada do cargo de diretora. Katia foi colocada na função para resolver o problema das licitações.
Imprimir