Imprimir

Imprimir Artigo

18/09/2017 - 15:03 | Atualizado em 18/09/2017 - 15:36

​Ex-xodó

Acabou o romance entre o vereador Cézare Pastorello (PSDB), e a cúpula do seu partido em Cáceres. De forma meteórica, o campeão de votos na última eleição, saiu da condição de Xodó para rejeitado no ninho tucano cacerense. A relação começou a ruir quando o prefeito Francis Maris (PSDB), se deu conta de que o seu possível sucessor, na verdade, é comum como todos que chegam ao poder. Antes do prefeito, o parlamentar já havia perdido o respeito da colega Valdeniria Dutra Ferreira (PSDB) por conta de um deboche público. O fim da história de amor de Pastorello com os governistas e seus aliados chegou aos capítulos finais na semana passada, quando a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB), aceitou o desafio de ser candidata a deputada federal no ano que vem, caso o prefeito não saia para Senador. A vice não revela, mas a Coluna apurou que a decisão teria sido tomada porque Pastorello perdeu a confiança do grupo. E a fritada em Pastorello foi completada mais recentemente com as declarações de bastidores do prefeito dando conta que seu candidato a deputado estadual no ano que vem é o vereador Claudio Henrique (PSDB), o Xodó de Francis. Em minha modesta avaliação, a fritada generalizada tirou de Pastorello as chances de fazer carreira. Para mim, ao querer ser independente, jogou fora a oportunidade de ser presidente da Câmara e até prefeito com apoio de Francis e companhia. E o desgaste do parlamentar já pode ser vistos nas redes sociais. No Facebook na semana passada, vi comentários de um grupo seleto de seus eleitores expondo a decepção com ele por conta de sua atuação na Câmara e seus planos futuros. Se não aprumar, acho que vai entrar para lista de vereadores de um mandato só.
 
Fora
 
O jogo armado na ala governista, confirma uma estratégia já vislumbrada pela Coluna. O prefeito Francis vai se vingar de Leonardo e Adriano mandando um de volta para o PSF e outro para a sala de aula no ano que vem.
 
Impondo
 
Fonte da Coluna sustenta que o empenho do deputado estadual doutor Leonardo (PSD), em apoiar a entrega do Hospital Regional ao Consórcio de Saúde da região estaria ligado a uma estratégia para transformar a unidade em um curral eleitoral. Inclusive o parlamentar já teria entregue ao presidente do Consórcio, Ronaldo Floriano, prefeito de São José dos Quatro Marcos, uma lista com três nomes de aliados para assumir a gerência do Hospital. O radialista Marcelo Cardoso, o ex-vereador Célio Silva e o empresário do ramo de diversão masculina Claudiney Pedroso, todos com currículo para cargo e um enorme prestígio na região e em Cáceres.
 
Complô
 
Por falar em Leonardo, que não ganha mais nem para presidente de bairro, há algum tempo escrevi neste espaço que ele seria traído por integrantes do seu próprio grupo. Pois bem, de forma escancarada, vários de seus ‘baba-ovo’, estão se unindo em torno do cardiologista Sérgio Arruda (PSD). O propósito é queimar Leonardo e apoiar Sérgio para Estadual.
 
Vai
 
Cacerenses, se preparem para xingar, Taisir Karim, Adriano Silva e Ana Di Renzo. A Coluna apurou que o Congresso Universitário, que se reunirá em novembro, deve aprovar a mudança da sede Unemat para Cuiabá.  Em minha modesta avaliação, isso é resultado da falta de inteligência dos últimos três reitores, que já deveriam ter construído uma estrutura na Capital para funcionar como uma sede avançada. Se tivesse, hoje certamente não existiria discurso de mudança. Por isso que eu digo, lugar de professor é em sala de aula. Gestão é coisa para profissional.
 
Cana
 
A região sudoeste estará aberta para uma nova candidatura a deputado federal. A avenida ficará escancarada com a futura prisão do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), que deve ocorrer tão logo venha à público a delação pá de cal do ‘meu sogro’, o ex-deputado José Riva. Além de Ezequiel, também devem ir para a cadeia os ex-deputados Airton Rondina (PSD) e Antônio Azambuja (PSB).
 
2018
 
As prisões e os escândalos políticos no Estado assim como em nível nacional farão com que a eleição do ano que vem seja a eleição do Ficha Limpa. Aqui na cidade e na região, isso irá favorecerá nomes como o do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), que tem patrimônio moral inabalável.
 
Governo
 
Com a queimada e a recuada do conselheiro do TCE, Antônio Joaquim, assim como a queimada do Senador Wellington Fagundes (PR), os nomes para a disputa do governo Estado estão diminuindo. Atualmente só sobram no jogo o caloteiro do governador Pedro Taques (PSDB), o ex-governador Jayme Campos (DEM), o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) e o vice-governador Carlos Fávaro (PSD), o Carlão Gogó.
Imprimir