Imprimir

Imprimir Artigo

01/09/2017 - 13:09

População deve manter atualizado o Cartão de Vacinas, alerta SMS

A Secretaria de Saúde de Cáceres, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, está reforçando, mais uma vez, o chamamento da população para que compareça às unidades de saúde, a fim de regularizar seus cartões de vacinação.

Este chamamento visa aumentar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças que podem ser prevenidas com a vacinação.

O atual Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. A Coordenação de Vigilância em Saúde ressalta que é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal para cada vacina.

VACINAÇÃO DO HPV

Foi aprovada em Brasília (DF), no mês de agosto de 2017, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do governo federal, estados e municípios, a vacinação de homens e mulheres entre 15 e 26 anos, para as cidades que ainda tenham vacinas do HPV em estoque, com prazo de validade até setembro de 2017.

Em Cáceres o estoque será apenas para os adolescentes, sendo feminino de 9 a 14 anos e masculino de 11 a 13 anos. Cada adolescente deve tomar duas doses, com intervalo de 6 meses entre uma e outra.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizate e de difícil tratamento.

A secretaria de Saúde reforça que os adolescentes levem consigo o cartão SUS e o cartão de vacina. Cada adolescente deve ser vacinado na unidade de saúde do seu bairro, conforme a lista abaixo:
 
UNIDADE ENDEREÇO
AMBULATÓRIO DA CRIANÇA Rua 13 de Junho, Centro-S/N
CAIC – PSF Rua Hermes da Fonseca, Jardim Cidade Nova-S/N
CARAMUJO – PSF Av. Principal, Distrito do Caramujo-S/N
COHAB NOVA – PSF Rua do Bexiga, Cohab Nova Quadra 21-N°05
HORIZONTE DO OESTE - PSF Rua 12 de Janeiro, Horizonte do Oeste-S/N. (Zona Rural)
JARDIM GUANABARA - PSF Rua das Cerejeiras, Jardim Guanabara-S/N
JARDIM PARAISO – PSF Rua 13 de Março, Jardim Paraíso-S/N
MARAJOARA – PSF Rua São Damião, Marajoara-N° 02
POSTÃO – CENTRO DE REFERENCIAL SAÚDE Av. Castelo Branco, Bairro São Miguel
RODEIO – PFS Rua Madri, Jardim Imperial-S/N
SANTA ISABEL – PSF Rua B, Santa Isabel-S/N
VIGILANCIA SANITARIA Av. Getúlio Vargas,
VILA APARECIDA – PSF (Zona Rural)
VILA IRENE – PSF Rua Santa Laura, Vila Irene-S/N
VILA REAL – PSF Av. Europa, Vila Real-S/N
JARDIM PADRE PAULO - PSF Rua das Margaridas, Vista Alegre-N° 557
VITÓRIA RÉGIA - PSF Rua Amazonas, Jardim Popular-S/N
SAÚDE DA MULHER Rua Porto Carreiro, Centro-S/N
 
Horário de atendimento: Todas as unidades funcionam de segunda a sexta das 07:00 as 11:00hs no período matutino e 13:00 as 17:00hs no período vespertino.

QUAIS VACINAS TOMAR EM CADA FASE DA VIDA?



 

 
 
Imprimir