Imprimir

Imprimir Artigo

28/08/2017 - 12:19 | Atualizado em 28/08/2017 - 13:57

Paixão em Administrar

Com raras exceções o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), possui uma péssima assessoria. A iniciativa do MPE em pedir o cancelamento de testes seletivos ilustra bem isso. Porém, o exemplo mais recente da falta de capacidade para gerir a coisa pública foi a não colocação em prática da Lei que criou e renomeou algumas secretarias municipais. Os gênios que elaboram o projeto simplesmente esqueceram de dizer para o prefeito que não havia orçamento. O projeto de Lei de Reforma na Estrutura Organizacional da prefeitura, aprovado pela Câmara há meses, elevou de 13 para 16 o número de secretarias, criou 95 cargos de coordenação e 90 gerências em substituição a antiga função gratificada. Ele também criou a concessão aos servidores efetivos que assumirem as coordenações um bônus de 50% do valor salário, algo em torno de R$ 2.250. Também criou três novas secretarias: Saneamento e Meio Ambiente, Turismo e Cultura e Assuntos Estratégicos. Ainda criou a Secretaria de Desenvolvimento para englobar Indústria, Comércio e Agricultura e trocou o nome da Secretaria de Obras para Secretaria de Infraestrutura. A incompetência de parte da assessoria do prefeito cacerense é flagrante, já que algumas das mudanças já poderiam ter sido implementadas porque não há necessidade de orçamento.
 
Pirou
 
Eu suspeitava, mas agora começo a acreditar. O ex-secretário de Saúde de Cáceres, Roger Pereira, não bate bem da cabeça. Completamente transtornado com a perda do status e do salário de R$ 7 mil por mês, ele anda dizendo nas rodas que frequenta que está de licença e voltará para o cargo nos próximos dias. Eu não o culpo e muito menos a atual secretária Evanilda Nascimento pelo constrangimento público em ter que assumir um cargo para o qual não estão qualificados. E também não culpo apenas o prefeito Francis Maris (PSDB) por ter que entregar o cargo mais importante da administração à despreparados. A culpa também é dos servidores efetivos da Saúde do município que não buscam se qualificar para poderem assumir o comando da pasta. E antes que alguém diga que há gente de sobra com perfil para o cargo quero dizer que não há, senão curiosos não estariam sendo nomeados. Para ser secretário não basta apenas conhecer do setor, é preciso conhecer a máquina municipal e sua realidade financeira, saber administrar recursos humanos e ser político. Isso serve para todas as pastas. Na atual gestão tenho visto que na Educação e na Saúde ainda não acertaram.
 
Liquidado
 
Depois dos deputados estaduais doutor Leonardo (PSD), morto pela não conclusão das obras da ZPE, MT 343, Aeroporto Nelson Dantas, Sete de Setembro e Tancredo Neves, e Adriano Silva (PSB), sepultado com os escândalos da FAESP, mais um político da região acaba de falecer, o inexpressivo deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), que apareceu em uma imagem de vídeo onde recebe propina. Esse é mais um que vai voltar para a sala de aula de onde jamais deveria ter saído. Corrupto safado que recebeu o voto de confiança de muitos cacerenses.
 
Circo
 
A desastrosa composição atual da Câmara de Vereadores de Cáceres, com raras exceções, segue produzindo aberrações. Uma alta fonte do Legislativo revelou à Coluna que os famosos escadinhas e atrapalhadores do desenvolvimento da cidade, já estão todos assanhados para a eleição do ano que vem. Vereadores de um mandato só como Rosinei Neves (PV), Denis Maciel (PTV) e Jerônimo Gonçalves (PSB), já estão dizendo nos corredores do parlamento que serão pré-candidatos a deputado estadual. Gerônimo é ligado ao deputado estadual Adriano Silva (PSB), que é tio do vereador Zé Eduardo Torres (PSC), que também vem alardeando que será candidato no ano que vem. Vamos aguardar mais um pouco, porque nos próximos dias, o circo deve ganhar mais animadores. Por motivos como este é que votei convicto em Fábio Lourenço (Solidariedade). Esse eu tenho certeza que jamais se prestaria a esse papel.
Imprimir