Imprimir

Imprimir Artigo

14/08/2017 - 13:41 | Atualizado em 14/08/2017 - 14:09

Fim

A mão que afaga é a mesma que pode matar, já diz um antigo ditado. Na semana passada essa máxima foi confirmada em Cáceres. Como desfecho de uma ação maldosa desencadeada pelo guru político do prefeito Francis Maris (PSDB) e sua protegida, e com base em uma alerta feito por mim ao Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal indiciou formalmente na semana passada o prefeito por prevaricação no episódio que culminou com a desastrosa Operação Fidare. Como é uma ação civil, isso indica que ele pode escapar de um raio, mas não escapará da condenação por improbidade administrativa. A punição é ampla, mas o que importa é que ele ficará inelegível e será banido da carreira política. E o castigo não será só para o milionário prefeito, uma famosa ‘pelego’, que atua como caçadora de bruxas na atual gestão, também foi indiciada pelo mesmo crime por ter integrado a comissão da licitação alvo operação. No caso dela, a punição será o olho da rua.
 
Desequilibrado
 
O que eu e um grupo de interlocutores que conversa sobre política diariamente em Cáceres previa, aconteceu em sete meses. O vereador José Eduardo Torres (PSC), colocou para fora seu temperamento explosivo e praticamente se isolou dentro Câmara. Um exemplo de como o comportamento do parlamentar desestabilizou o ambiente no Legislativo é que o vereador Rubens Macedo (PTB), o representou por quebra de decoro. Segundo Macedo, o colega lhe faltou com respeito na discussão da matéria  sobre a doação da área do Cemitério do Junco.
 
Adversário
 
O Conselheiro do Tribunal de Contas (TCE), Antônio Joaquim deve deixar a corte no mês que vem para disputar o governo do Estado pela oposição. Ele deve se filiar ao PTB e possivelmente deverá encarar o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes que está indo para o DEM e o senador Wellington Fagundes (PR). Como Mauro Mendes deve ser o candidato da turma da Soja de Blairo Maggi (PP), o vice-governador Carlos Fávaro (PSD), Carlão Gogó, já recuou de ser candidato a governador e já mira uma vaga no senado. Esse movimento todo só confirma o que venho afirmando há tempo neste espaço. O governo Pedro Taques (PSDB) já foi e vai levar para o buraco em Mato Grosso o PSDB de Aécio Neves, José Serra, Geraldo Alckmin, João Dória, Francis Maris (PSDB), Eliene Liberato Dias, Cézare Pastorello, Valdeniria Dutra (SDB) e Claudino Donatoni.
 
Alvo
 
Considerada a dona maior salário da prefeitura de Cáceres, a ex-controladora do município Jonésia Pouso Graciolli, que se aposentou recentemente, foi eleita a ‘vilã’ do momento pela atual gestão da cidade. Uma alta fonte ligada a administração revelou que está em andamento uma ampla ação para acabar com supostas incorporações salariais ilegais e até para cancelar sua aposentadoria.
 
Safadeza
 
Completou um ano e sete meses que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso contratou e não pagou aproximadamente R$ 15 mil reais em mídia com o Jornal Oeste. Também caminha para cinco meses que o governo do Estado, contratou e não pagou valor semelhante. A situação não é diferente da maioria dos veículos de comunicação de Cáceres e da região. Por conta da falta de respeito, o Jornal Oeste decidiu que não aceitará e não fará mais mídias para os dois órgãos no atual mandato.
 
Aqui
 
Com a inexistência de uma assessoria de comunicação profissional na atual legislatura da Câmara da prefeitura, vereadores e secretários municipais de Cáceres, por meio de suas assessorias ou diretamente, tem buscado pegar carona no Facebook e em grupos de WhatsApp dos veículos de comunicação de da cidade para divulgarem suas ações. Em função da incompetência do prefeito Francis Maris (PSDB) e do presidente da Câmara, Domingos dos Santos (PSB), de manterem um setor de comunicação e pela falta de respeito, o Jornal Oeste, também passou a restringir as postagens da classe política da cidade. Este é o mesmo procedimento que utilizado com as matérias dos fraquíssimos deputados Wancley Carvalho (PV), Adriano Silva e Douto Leonardo (PSD).
 
Feio
 
Sabe aquela mania feia que tanto critico no prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), de não dar crédito ao trabalho de seus antecessores? Pois é. Na semana passada o fato se repetiu e teve um coadjuvante. O deputado Federal Ezequiel Fonseca (PP), usou a mídia para propagar que havia resgatado uma emenda de R$ 4 milhões para construção de uma UPA em Cáceres. Nem ele e nem Francis tiveram a hombridade de dizer que a ideia, o projeto e a emenda é do ex-deputado federal Pedro Henry.
 
Sepultamento
 
Uma articulação com a participação do governador Pedro Taques (PSDB), do vice, Carlos Fávaro (PSD), do prefeito Francis Maris (PSDB) e da vice Eliene Liberato Dias (PSDB), vão marcar o enterro político do médico Leonardo Albuquerque (PSD). O grupo quer que ele seja candidato à deputado federal. O velório está marcado para o dia 3 de outubro a partir das 20h.
 
2020
 
Depois de Eliene Liberato Dias (PSDB), James Cabral (PT), surge mais um nome como pré-candidato à prefeito de Cáceres em 2020. O oncologista Eduardo Lima, afilhado político do ex-deputado federal Pedro Henry, que que ainda sem partido, está sendo assediado pelo PR para concorrer ao Palácio Luiz de Albuquerque. Está começando a ficar bom o jogo.
Imprimir