Imprimir

Imprimir Artigo

02/08/2017 - 10:25

Atendimento noturno do 'Postão' reduz filas de consultas

Elevando o número de atendimentos para mais de 250 consultas diárias no Centro de Especialidades Médicas, o turno das 16 às 22 horas vem reduzindo a fila de especialidades como ortopedia, além do atendimento de clínico geral para pacientes não urgentes.

Nesta terça-feira, 01.08, o vereador Cézare Pastorello foi à unidade para avaliar a eficiência do atendimento noturno. "Só hoje estão sendo atendidas 120 pessoas, no contraturno, o que somado às 140 que já foram atendidas de dia, dá um total de 260 atendimentos. Isso sem falar na instalação da Farmácia Básica na unidade, que tem fornecido os medicamentos na hora. A política de ampliação do atendimento já está surtindo resultado."

O vereador ainda destaca o caráter preventivo dos atendimentos, visto que muitas pessoas que procuram o atendimento noturno tem problemas não tratados, e vêm se automedicando, por falta de tempo para procurar um encaminhamento. "todas as pessoas com quem falei vinham se automedicando, postergando o diagnóstico de problemas que talvez sejam graves. Dar esse acesso ao trabalhador é uma das melhores ações da gestão do prefeito Francis e da secretária Evanilda. Realmente, juntaram a eficiência do serviço público com a sensibilidade da responsabilidade social. Vamos trabalhar para ampliar as especialidades e, principalmente, valorizar o espaço. Por exemplo, o equipamento de ultrassonografia também poderia ser usado neste turno. Ainda não é por falta de profissional. Vamos trabalhar nisso."

A secretária Evanilda diz que a experiência deu certo, e vai fazer algumas adequações. "Este prédio não foi concebido, originariamente, para atendimento noturno. Então, nem iluminação externa tem ainda, vamos providenciar. Por outro lado, esses atendimentos causaram um certo alívio no atendimento do PAM, o que ajudou àquela unidade a suportar os problemas com a internações de pacientes das últimas semanas. Agradeço ao prefeito Francis pela oportunidade e, principalmente, pela coragem de ser arrojado neste projeto".

MEDICAMENTOS

Com a farmácia básica atendendo no CEM, passam a ser 3 as unidades de dispensa de medicamentos. Antigamente, os medicamentos gratuitos eram fornecidos apenas na Secretaria de Saúde, no almoxarifado central. Com a desativação, pelo Governo Federal, do programa da Farmácia Popular do Brasil, a estrutura passou a ser usada como Farmácia Básica Municipal, para a distribuição de medicamentos gratuitos.

Assim, o paciente do SUS que tenha a receita em mãos pode se dirigir ao Postão, que atende até às 22 horas, ou à Farmácia Básica Municipal na rua Cel José Dulce, que atende, inclusive, aos sábados pela manhã.

Para os pacientes idosos e com dificuldade de locomoção, ainda há o programa remédio em casa, que leva os medicamentos de uso contínuo diretamente para os pacientes.

"Em tempos de redução de custo e aperto no orçamento, o prefeito Francis e a equipe de saúde têm agido com inteligência, priorizando a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. O atendimento e a distribuição de medicamentos atingiram um nível inimaginável. Agora, como vereador, vou trabalhar com o prefeito para encontrarmos soluções para ampliarmos o acesso aos exames e aos procedimentos, que hoje são de responsabilidade do Estado. Infelizmente, como eu sempre digo, o preço da eficiência e da sensibilidade social do município está sendo assumir áreas e funções que não são suas", desabafa o vereador Pastorello.

Imprimir