Imprimir

Imprimir Artigo

22/07/2017 - 08:12

​Conselho Municipal de Saúde volta atrás e aprova reforma do almoxarifado

Depois da repercussão da denúncia feita pelo vereador Cézare Pastorello (PSDB), de que o Conselho Municipal de Saúde de Cáceres, havia vetado a reforma do almoxarifado da Secretaria de Saúde e que o município iria perder o recurso, o Conselho voltou atrás.

Na última sexta-feira, 14, o Conselho deu parecer contrário a utilização dos recursos que sobraram da Farmácia Popular, R$ 580 mil, para a reforma do almoxarifado. Esse recurso, se não empenhado até 31 de julho, seria devolvido ao Ministério da Saúde.

Indignado, Pastorello, que já foi membro do Conselho, requereu informações sobre a reunião e mobilizou pela imprensa e pelas redes sociais várias pessoas para se engajarem na retomada dos recursos.

Em entrevista, o presidente do Conselho, Nivaldo Teodoro de Melo, disse que o projeto não havia sido aprovado, na reunião, porque faltou alguns documentos.

Imparcial, ele disse que apenas acatou a decisão da comissão mista montada para discutir a questão.

Conforme ele, para o veto, a  comissão alegou que essa despesa não estava prevista no PPA e na LDO do município.

Ouvida, a Secretária de Saúde, Evanilda Nascimento, rebateu a falta de documentação e disse que o que  precisáva era tão somente a autorização do Conselho para usar o recurso.

Depois do imbróglio, o Conselho fez uma reunião na última quinta-feira, 20, com a presença das comissões, de membros do executivo e da vereadora Valdeníria Dutra (PSDB), quando foi apresentada, pela comissão, novo parecer, em substituição ao anterior, aprovando a reforma.

Apesar do impasse, Pastorello disse que o acontecimento foi muito bom para alertar à população para a importância que os conselhos têm.

'Um conselho que precisa de 32 membros, só ter tido 21 candidatos, mostra que algo está errado', alertou. 

Ele destacou que a população precisa participar, e para participar precisa conhecer, e que é importante que a população esteja sempre a par de tudo.

No tocante a construção da UPA, o presidente do Conselho disse que tudo continua como está e novos encontros devem acontecer afim discutir o assunto. Imprimir