Imprimir

Imprimir Artigo

05/06/2017 - 13:55

Rua

Como havia prometido, inclusive a uma alta autoridade do município, só hoje estou anunciando a queda do secretário de Saúde de Cáceres, Roger Pereira, que ocorreu há vários dias. Há muito o prefeito Francis Maris (PSDB) queria dispensá-lo, mas do seu jeito peculiar. Fazer a pessoa se humilhar e pedir para sair, sob pena de ir para mídia e dizer o real motivo. Neste caso em particular, o prefeito deu um tempo para não desagradar o pai e o pessoal do ‘quinto poder’. O The Bestinho caiu pelo mesmos motivos que Nelci Longhi foi tirada da Educação. A dificuldade de relacionamento com a equipe de trabalho. A queda já deveria ter ocorrido há alguns meses, mas como o prefeito não gosta que eu dê a notícia primeiro que ele, só agora a dispensa foi concretizada. Assim que o ‘padrinho’ de Roger na Saúde for embora da cidade, juro que conto como um menino despreparado, feio, mimado e mal-educado ocupou um dos cargos mais importantes da prefeitura de Cáceres por tanto tempo.
 
Bem feito!
 
Infelizmente tenho que dizer isso. Os servidores da prefeitura de Cáceres tiveram na última eleição municipal a chance de eleger vários colegas para defenderem seus direitos na Câmara, mas não fizeram. Ajudaram mais uma vez a colocar alguns analfabetos políticos que estão prestes a impor mais um retrocesso a categoria. A Câmara deve aprovara nas próximas horas o projeto de Lei do Executivo que reduz a possibilidade de servidores de carreira ocuparem a maioria dos cargos de confiança. O pior é que o projeto deve passar com os votos de dois servidores efetivos que estão vereadores, mas não tem compromisso com categoria. Que sirva de lição para 2020.
 
Menos da metade
 
Outro dia um leitor da Coluna me perguntou qual a minha avaliação do desempenho dos atuais vereadores. Eu respondi que os únicos que ainda tem a minha admiração são Creude Castrillon (PTN), Elza Bastos (PSD), Cézare Pastorello (PSDB), Alvacir Alencar (PP), Rubens Macedo (PTB) e Valdeníria Dutra Ferreira (PSDB).
 
Estrela
 
Sabe aquelas pessoas que nascem com sorte para determina situação? Pois é, o nome do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), já é um dos mais citados em Cáceres como eventual candidato a deputado estadual no ano que vem. Para mim não há surpresa. Mas é preciso esclarecer que esta onda não está associada somente ao seu patrimônio político. Isto está ligado diretamente ao fraco desempenho de doutor Leonardo (PSD) e Adriano Silva (PSB), que dificilmente se reelegerão. A favor de Túlio ainda pesa o fato de que os famosos ‘escadinhas de políticos de fora’, não possuem densidade eleitoral.
 
Futuro
 
Essa situação empurra o ex-prefeito definitivamente para oposição. E opções não faltam pelo que a Coluna tem apurado. Há convites do PMDB, PR, PDT, PTB e DEM.
 
Piada no Campus
 
A oposição na Unemat, concentrada em Cáceres, já discute nomes para a eleição de reitor. Um dos mais citados no momento é do professor Dimas Santana Neves que é visto como ideal para resgatar a história da Universidade e dar um basta no seu uso político. A animação é tanta na oposição, que muitos já fazem piada com a atual gestão. Uma dessas piadas é que os campi de Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande, levarão os nomes de Ara Di Renzo, Adriano Silva e Taisir Karin, taxados de vendilhões da Universidade. A campanha promete!
Imprimir