Imprimir

Imprimir Artigo

31/05/2017 - 09:20

Vereadores de Araputanga solicitam documentações de contrato entre Prefeitura e Cooper Vale

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (9), realizada no Poder Legislativo do município, os vereadores Jocelino da Ótica (PSD), Zé do Gezo (PP), Diego da Rádio (PSDB), Shiguemitu Sato (PSDB) e Joílson Nunes Barros (SD), solicitaram por meio dos requerimentos nºs  17 e 18 ao Prefeito Municipal Joel Marins, com cópia ao Secretário de Finanças e Planejamento Luís Carlos, e a Cooperativa Vale do Teles Pires - Cooper Vale, os seguintes documentos: Cópia do Contrato cujo objeto - “Contratação de pessoa jurídica para prestação de mão de obra de apoio às atividades operacionais subsidiárias para atender os setores da administração pública municipal”, celebrado entre as partes, Cooperativa Vale do Teles Pires – Cooper Vale, inscrita no CNPJ/MF nº 21.679.098/0001-25 e a Prefeitura Municipal de Araputanga, bem como, cópia de todos os empenhos e pagamentos realizados nos meses de fevereiro, março, abril e maio de 2017”. Já o requerimento nº 18, solicitou cópia na íntegra do Estatuto Social e Ata de Constituição da Cooperativa, dos holerites mensais de todos os cooperados, e relação informando discriminadamente de forma específica os seguintes requisitos: a) Nome completo de todos os cooperados; b) Quais são as funções e atividades que os mesmos exercem; c) Em quais Secretarias/Setores estão lotados os cooperados; d) Planilha com a jornada de trabalho, horas extras pagas ou termo de acordo de compensação de horas de cada cooperado.
 
Os vereadores informaram que os requerimentos são para fins de fiscalização dos serviços contratados pelo paço municipal, uma vez que, conforme o site de notícias “Rondonópolis Urgente”, a empresa Cooper Vale é alvo de investigações por parte da Justiça do Trabalho de Mato Grosso, sendo que a mesma acumula um total de 26 denúncias por irregularidades trabalhistas. Atualmente a Cooper Vale, já foi conhecida como Cooper Líder, cujos os bens foram bloqueados por meio de uma liminar concedida ao Ministério Público Estadual. A Cooper Líder na época foi acusada de desvio de verbas do município de Sorriso/MT, entre os anos de 2009 a 2012, na então gestão do ex-prefeito Chico Bedin.
 
De acordo com o vereador Jocelino, “Todo cidadão tem o direito de saber onde e como está sendo gasto o dinheiro público. Por isso, nós vereadores fizemos os devidos requerimentos a título de obter esclarecimentos no que tange aos documentos ora solicitados, garantindo assim transparência à população de Araputanga”, justificou. 
 
Segundo o parlamentar, “A nossa preocupação é de que os fatos acima mencionados possam ocorrer em nosso município, vindo assim a prejudicar tanto o município, quanto os trabalhadores que prestam serviços a referida Cooperativa”, destacou Jocelino. 
 
O termo de adesão nº 001-2017 que autorizou a contratação da Cooperativa Vale do Teles Pires – Cooper Vale, no município de Araputanga, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso no dia 17 de janeiro do corrente ano.
Imprimir