Imprimir

Imprimir Artigo

15/05/2017 - 14:06 | Atualizado em 15/05/2017 - 14:08

Covardes

Por conta das denúncias de contratações irregularidades feitas pela Coluna, A Câmara de Vereadores de Cáceres, promoveu a primeira demissão. A vítima foi o coitado do Pedro Júlio de Souza, o Shaolin, que estava lotado no gabinete do vereador Creude Castrillon (PTN), mas que é cabo eleitoral do presidente da Casa Domingos dos Santos (PSB). Apesar de achar correta a medida, achei injusta. Por que não demitiram primeiro o chefe de gabinete para qual a Casa teve que fazer uma gambiarra para ocupar o cargo? Não, não pode. Ele é da cota do vereador Zé Eduardo Torres (PSC), o presidente de fato do legislativo cacerense.
 
Baixíssimo
 
Em falando sobre a Câmara de Cáceres, o desempenho da maioria dos vereadores é medíocre. Eles ainda não se tocaram que foram eleitos para resolver problemas simples como manutenção de ruas de cascalho e pavimentadas, limpeza, coleta de lixo, iluminação e distribuição de água. Um dos que se salva é Cezar Pastorello (PSDB), que optou por fazer o papel de político de fato, fiscalizando o Executivo e legislando. Atualmente ele está sozinho na luta para não deixar a atual gestão tirar direitos adquiridos dos servidores. Elias Pereira (PT do B) e Domingos dos Santos (PSB), que são servidores dos municípios, não estão nem aí para o assunto.
 
Fato
 
Recentemente, o ex-senador Jayme Campos (DEM), fez uma leitura precisa do quadro atual para o governo do Estado. Ele disse que nesse momento há uma enxurrada de pré-candidatos, porém, o quadro deve mudar, já que até junho do ano que vem alguns poderão estar presos ou usando tornozeleiras. Campos é um dos aliados que podem virar o arreio e disputar contra Pedro Taques (PSDB). Os outros dois que podem apunhalar o governador é o vice Carlos Fávaro (PSD) e o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). Daqui para frente, se o ‘Mini Collor’ vacilar, roda.
 
Contra
 
Já pela oposição há apenas dois nomes fortes até o momento. O senador Welington Fagundes (PR) e o presidente do Tribunal de Contas (TCE), António Joaquim que está entre o PTB e o PDT.
 
Junto
 
Com o governador indo para o ‘buque’, em Cáceres ele levará os deputados estaduais Doutor Leonardo (PSD) e Adriano Silva (PSB), que fazem parte da sua base de apoio. Essa situação vai favorecer as candidaturas do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e do Oncologista Eduardo de Lima (Sem partido), que deverão concorrer pela oposição. Interlocutores políticos locais que partilham dessa tese, vão mais além e afirmam que Túlio ficará com o voto da massa e Eduardo com os votos dos eleitores de Leonardo. A vaga de deputado federal por sua vez está nas mãos do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB). Se sair, será imbatível na região.
 
Solidariedade
 
Quero registrar aqui o apoio que recebi de colegas de Pontes e Lacerda, Mirassol, Quatro Marcos, Araputanga e Cáceres, pela cobrança que fiz a Assembleia Legislativa em relação ao calote na mídia do interior do Estado. Eles também concordaram que os deputados da região são fracos por permitirem que suas bases sejam tratadas desta forma.
 
Cortesia
 
Depois de constantes críticas deste espaço, políticos da região entre eles o prefeito de Cáceres Francis Maris (PSDB), o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) e os deputados estaduais doutor Leonardo (PSD) e Warley Carvalho (PV), tomaram vergonha na cara e passaram a reconhecer publicamente os esforços de antecessores para alavancar recursos federais. Recentemente no lançamento do posto de saúde do Caramujo, todos mencionaram que o idealizar da obra foi ex-deputado Pedro Henry. Vamos ver se isso irá virar rotina, pois todas as obras em andamento na cidade, foram viabilizadas por PH e pelo ex-prefeito Túlio Fontes (PSB). Francis até o momento só está fazendo cortesia com chapéu alheio.
 
Agora
 
Se a oposição quiser tomar o controle da Unemat, não existe melhor momento que este. A atual gestão esta totalmente fragilizada. Os campi se rebelaram e em Cáceres o uso político da Universidade está intolerável. A minha mais recente decepção com os professores que brinca de gestores no comando da instituição foi a transferência do curso de Jornalismo de Alto Araguaia para Tangará da Serra. Voltem para sala de aula urgente pessoal.
 
Todo dia
 
Desde que voltei à Cáceres em 2004, tenho defendido que deveria ter festival de pesca todo mês. Digo isso porque é somente as véspera do evento que a cidade é tratada como deveria ser rotineiramente. Ruas e praças são limpas. Buracos são tapados, meios fios são pintados a e iluminação é revisada.
 
Fato
 
Não é pessimismo, é fato. A ZPE, desde a obra de construção até sua operação, não irá gerar os empregos que o prefeito Francis Maris (PSDB) e o deputado Leonardo (PSD), vem propalando. O povo precisa saber que isso é uma mentira política. A ZPE, se sair, na verdade será um paraíso fiscal que receberá empresas automatizadas. Essa é a verdade. Se houver ganhos, serão indiretos, pois até o município terá que abrir mão de impostos para atrair industrias para o complexo. E tem mais. Para que a ZPE e o Porto de Cáceres funcionem será preciso concluir a ligação asfáltica Cáceres Barra do Bugres. Eu particularmente, ainda acho que mais viável seria as nossas forças políticas centrarem fogo em uma ação bilateral dos governos do Brasil e da Bolívia para pavimentar a ligação Cáceres Santa Cruz de La Sierra.
 
Mudança
 
A advogada Helizangela Pouso Gomes, não é mais procuradora geral do município de Cáceres. Ela se desentendeu com o prefeito Francis Maris (PSDB) e acabou saindo dois anos e seis meses após assumir o lugar de Renato Cunha. Por enquanto o substituo será Hebert Dias.
 
Bombou
 
Um total de 10.143 candidatos se inscreveram para o concurso da prefeitura de Cáceres. Eles vão concorrer a 334 vagas em prova que será realizada no dia 18 de junho. Imprimir