Imprimir

Imprimir Artigo

08/05/2017 - 12:41 | Atualizado em 08/05/2017 - 13:41

Risco

Ao usarem de forma ingênua a assinatura da ordem de serviço para construção da primeira fase da ZPE em Cáceres como palanque político, o prefeito Francis Maris (PSDB) e o deputado estadual doutor Leonardo (PSD), cometeram crime eleitoral e agora correm o risco de ficarem de fora da eleição do ano que vem. Eles precisam rezar para MPE e os adversários não utilizarem este expediente para tirá-los do páreo. O gesto de ambos foi a mistura mais precisa da soberba e inexperiência.
 
Mão de vaca
 
Por falar em ZPE, o governador Pedro Taques (PSDB), estava de aniversário em Cáceres e não perdeu a chance de cutucar a avareza do prefeito Francis Maris (PSDB). Disse que já esteve na cidade várias vezes e o prefeito nunca o convidou para comer um peixe. Além disso, repetiu o que o deputado Wilson Santos (PSDB), já havia dito em seu discurso no evento, afirmou que Francis é mal-agradecido. Mas, fechou com elegância, ao dizer que ele é chato, mas é bom prefeito.
 
Passado
 
Apesar de estar fazendo um grande esforço para resgatar sua dívida com Cáceres, Taques ainda não se livrou e não se livrará tão cedo da ‘espinha de peixe’ atravessada na garganta do cacerense por ele ter barrado há quase vinte anos a construção do Porto de Morrinhos. Na solenidade de lançamento das obras da ZPE, até aliados como o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), expuseram a mágoa ao ver o hoje governador defender com unhas e dentes o funcionamento da Hidrovia Paraguai/Paraná e a reativação do Porto de Cáceres. Apesar do desconforto momentâneo, o governador retomou rapidamente o estilo Collor, ao falar das críticas que vem recebendo, afirmando que ele não concluirá as obras no seu mandato. Chamou os críticos de ‘mixiriqueiros’ e afirmou que vai calar a boca de todos.
 
A César
 
O governador Pedro Taques (PSDB) acertou em cheio na semana passada ao ir a Bolívia defender a ligação aérea com Mato Grosso, buscar a retomada da exportação de gás e defender a ligação asfáltica com Estado. Fiquei feliz por ele ter enxergado que a 80 quilômetros de Cáceres, tem início um território com 140 milhões de pessoas precisando comer o que Mato Grosso produz. Também fiquei contente em ver que o governador percebeu que nossos vizinhos têm abundância em matérias primas vitais para o nosso desenvolvimento como insumos para agricultura e gás para a produção de energia elétrica mais barata e não poluente. Eu não tinha dúvidas e fico feliz que o governador e sua equipe tenha enxergado como podemos dar um salto econômico focando o mercado vizinho.
 
Fraquíssima
 
Durante o evento da ZPE em Cáceres, o governo do Estado comprovou sua força e de modo silencioso fez a reitora da Unemat, Ana Di Renzo, assinar publicamente o ato que consolida a ida da Universidade para Cuiabá e Várzea Grande para pagar promessa de campanha do governador Pedro Taques (PSDB). Já era de se esperar de uma gestão que se perdeu política e administrativamente. Campis se rebelando e alunos saindo no tapa por causa de sala de aula. São raros os professores que tem capacidade de serem bons gestores.
 
Rebelou
 
Por falar em ZPE, o vereador Cézare Pastorello (PSDB) do partido do prefeito Francis e do governador Pedro Taques, têm dito nas redes sociais que não acredita na consolidação projeto. Ele justifica dizendo que o modelo está ultrapassado e não vai gerar os empregos que a população espera há quase trinta anos. E essa postura independente do vereador também está sendo levada para Câmara. Relator da CCJ, a mais importante Casa, Pastorello, que é da base do prefeito, barrou o projeto do Executivo que cria gerências e extingue direitos dos servidores de carreira. O vereador devolveu o projeto exigindo ajustes. Ele quer a retirada dos dispositivos que mexem na careira dos procuradores e quer concursados nos cargos de gerência.
 
 
Acerto
 
O pessoal do PT de Mato Grosso parece que acordou do pesadelo. Assim como em Cáceres, onde o partido elegeu o agregador James Cabral, a militância em nível estadual colocou um moderado no comando da legenda, o deputado estadual Valdir Barranco. Neste momento o partido precisa ser reconstruído e por isso não pode estar nas mãos dos radicais. Boa estratégia.
 
Risco
 
Já disse e vou repetir, o governador Pedro Taques (PSDB) e o deputado doutor Leonardo (PSDB), estão arriscando seus eventuais projetos de reeleição apostando em obras em Cáceres. Se saírem antes da eleição, ótimo, senão é caixão. O povo não acredita mais em promessas políticas. A descrença é tanta que até mesmo com as obras em andamento, o descrédito continua porque muitas já foram iniciadas em período pré-eleitoral e até hoje não foram concluídas.
 
Secou
 
Depois de quase quatro décadas em Cáceres, a Transporte Jaó deve desaparecer. Fonte da Coluna próxima a direção da empresa, afirmou que após a perda da ‘teta’ do transporte escolar, os donos devem colocar a empresa a venda e vazar da cidade. Resta saber se alguém vai se interessar em operar em linhas deficitárias em uma rota abarrotada de vans.
 
Caloteiros
 
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), filho do honestíssimo Nhonho do Tamarineiro, parece que não herdou a retidão do pai e do irmão Nereu, ex-prefeito de Várzea Grande. Com a maior cara de pau vem noticiando que vai devolver R$ 80 milhões ao Estado, e se nega a pagar a mídia do interior que a Assembleia deve há um ano. Mas a culpa não é só dele e do malandro do Guilherme Maluf (PSDB), os nossos deputados da região é que são fracos e não tem moral para se impor e cobrar o trabalho prestado nas suas bases. A mídia pode até amargar o prejuízo, mas quem será penalizado serão os deputados da região. Aguardem. Neguinho vai voltar a dar plantão no São Luiz, outro vai voltar para sala de aula e outro para o CISC de Lacerda no começo de 2019.
 
Você sabia que a primeira pedra fundamental da ZPE foi lançada em 1988? Ano que vem vai fazer 30 aninhos!
Imprimir