Imprimir

Imprimir Artigo

20/04/2017 - 10:07

​Empaer realiza em Cáceres encontro de criadores de galinha Índio Gigante

O encontro entre técnicos da Empaer e pequenos produtores e criadores de galinha da raça Índio Gigante aconteceu na tarde desta quarta-feira, 19, no sítio Nossa Senhora da Aparecida na Comunidade Pé de Anta a 19 quilômetros de Cáceres.
 
Além de avicultores da cidade, estiveram presentes criadores de outros municípios ligados à atividade.
 
O objetivo do seminário organizado pela extensionista Social Natanagilda Celina Castrillon foi mostrar aos produtores e interessados em investir no setor, as vantagens de se criar aves com tamanhos próximos de 1 metro de altura e com cerca de 4,5 kg em 9 meses que é quando atingem a fase adulta e param de crescer.
 
Para o produtor Rodrigo da Silva Moura criador da raça em Araputanga, a visita a Cáceres trouxe esclarecimentos significativos para o melhoramento da produção.
 
Segundo ele, o amparo qualificado ao produtor na região onde mora tem sido o maior problema, fato que o fez deslocar mais de 100 quilômetros para participar do evento, e vê no apoio da Empaer um importante auxílio.
 
Já Aguinaldo Vieira Lima veio de Pontes e Lacerda afim de descobrir a melhor forma de manejo e o que os especialistas no assunto tinham a dizer sobre melhoramento genético.
 
Os donos da propriedade escolhida para a realização do evento Vilma da Silva Dias Souza e Amarildo Souza contaram que desenvolvem a atividade a três anos após receber da Empaer uma proposta de parceria.
 
Na ocasião decidiram abandonar a criação do frango semi caipira e investir no Índio Gigante, atualmente possuem cerca de 60 aves e acreditam no progresso da atividade.
 
O palestrante e especialista no assunto Jackson Ferreira da Silva, engenheiro Agrônomo ligado ao escritório regional da Empaer, vê com bons olhos a expansão da atividade.
 
Segundo ele, atualmente há em torno de 60 criadores do Índio Gigante em todo o Estado.
 
Ele acredita que nos valores agregados, tamanho, peso e genética, estão fatores determinantes para o surgimento de novos criadores.
 
Durante o evento ele tirou as principais dúvidas dos produtores da região.
 
A Extensionista Natanagilda Celina Castrillom se mostrou feliz com o aproveitamento do encontro e acredita que o melhoramento da genética e manejo ganhe muito com esse tipo de evento e disse que novos encontros devem acontecer na região visando alavancar essa produção em larga escala
 
Com aves que podem custar até R$ 2 mil, a atividade encontra sérios problemas para fazer parte do cardápio do Cacerense com isso o Índio Gigante acaba ficando na ornamentação dos terreiros, mas os envolvidos no encontro acreditam na expansão e que em breve o comércio para consumo também possa acontecer. Imprimir