Imprimir

Imprimir Artigo

27/03/2017 - 13:42

Construção da ZPE volta estaca zero: Leonardo tenta justificar

O processo de licitação para construção da primeira fase da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres voltou a estaca zero. O governo do Estado, através da Secretaria das Cidades – Secid desclassificou as quatro empresas concorrentes ao processo e irá fazer nova licitação. A ordem de serviço que o governador Pedro Taques, havia anunciado para o dia 9 de março, deverá ocorrer, se tudo correr bem, somente no segundo semestre do ano.

Apesar do imbróglio, o deputado doutor Leonardo garante que o projeto não corre risco de caducar ou tampouco de ser extinto, tendo em vista que, segundo ele, já solicitou em Brasília, a prorrogação do prazo para o início das obras até o final.

“Somos conscientes de que há uma expectativa muito grande da população para o inicio das obras. Mas, não podemos agir em desconformidade com a lei. Está demorando porque estamos fazendo tudo dentro da legalidade. Não vamos incorrer nos mesmos erros de empresas que estão envolvidas em fraudes no país. Até mesmo para, futuramente, não haver pedido de aditivo de preços ou paralisação das obras. Essa é a nossa preocupação” afirmou.

Doutor Leonardo explicou que, o governo desclassificou as quatro empresas concorrentes a licitação porque haviam falhas incorrigíveis nos processos. “Elas tiveram duas vezes para corrigir falhas técnicas, não fizeram e por isso foram desclassificadas. A partir de agora vamos chamar novas empresas para concorrer” disse explicando que, o edital será publicado nos próximos dias 45 dias para a retomada do processo.


O parlamentar voltou a condenar as pessoas que criticam a demora e colocam sob suspeita a instalação da ZPE. “A ZPE está consolidada. Infelizmente muitas pessoas jogam para baixo. Temos que jogar a favor de Cáceres. Esse tipo de atitude é extremamente prejudicial porque afasta quem realmente quer o nosso desenvolvimento”.

E, acrescenta que “eu mesmo já mantive vários contatos com empresários que estão dispostos a se instalar na ZPE, mas só não fazem porque as instalações físicas ainda não estão concluídas. Quem vai instalar em uma área industrial onde só existe matagal?” indaga. Entre as indústrias o deputado cita a Aurora empresa que atua na industrialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas e vegetais e ainda indústrias bolivianas de beneficiamento de soja e milho.

O projeto está orçado em R$ 60 milhões, sendo que R$ 17 milhões previstos para a primeira fase, já estão garantidos pelo Governo do Estado. Entre os objetivos da ZPE, está a atração de investimentos nacionais e internacionais para Mato Grosso, com a possibilidade de redução de custos em razão da tributação diferenciada.

A ZPE de Cáceres será construída em uma área de 239,68 hectares e dividida em cinco módulos, espaço que poderá abrigar cerca de 230 indústrias. O complexo contemplará principalmente empresas das áreas de agronegócio e alimentação. A escolha de Cáceres para a construção da zona aduaneira deve-se à sua localização estratégica, que possibilita o transporte dos produtos via oceano Pacífico.

Entre as obras previstas na primeira fase dos trabalhos estão o prédio administrativo da ZPE, um restaurante, o bloco da Receita Federal, um pátio de manobra, além da guarita principal de pedestre, guarita principal de veículos, guarita secundária de veículos e um galpão. Também estão previstas a construção da rede de água, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), drenagem, além de estação elétrica de estações elétricas. Imprimir