Imprimir

Imprimir Artigo

26/03/2017 - 08:03

Em Cáceres, maior ginásio esportivo do interior sediará jogos escolares

O Centro Educacional Anália Franco (Ceaf) vai ceder a quadra poliesportiva para a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, que será realizada em Cáceres, de 25 a 30 de abril. A parceria entre o colégio, a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) foi fechada nesta sexta-feira (24.03).

A quadra, que vai receber as partidas das modalidades de handebol masculino e feminino, possui excelente estrutura e foi inaugurada em novembro do ano passado.

Para o diretor administrativo do Ceaf, Victor Amaral Vitorino, a entidade faz questão de apoiar os jogos por entender que o evento é uma poderosa ferramenta de transformação dos estudantes. “Também queremos contribuir com uma melhor estrutura para os jogos”, acrescentou.

Segundo Vitorino, a vinda do handebol para o Ceaf tem tudo a ver com a instituição, que já foi por várias vezes campeã regional dos Jogos Escolares em Cáceres, e os estudantes participaram de diversos campeonatos nacionais pelo colégio.

O Ceaf é uma escola modelo em Cáceres, que une educação com a prática esportiva. O trabalho tem surtido grandes resultados na melhoria do desempenho dos alunos, seja dentro ou fora de sala de aula. Vitorino detalhou que os estudantes são envolvidos nesse processo desde as primeiras séries, com dinâmicas de lazer e coordenação motora.

A prática de esportes no colégio também é utilizada como válvula de escape para os estudantes que estão sob stress em razão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “É claro que a gente também pensa na formação de grandes talentos para o esporte mato-grossense”, ressaltou.

No Ceaf, os alunos têm a aula normal de Educação Física e, no contraturno, há treinamentos nas modalidades de handebol e futsal. No ano que vem serão introduzidos o vôlei e o basquete. “Ao todo, oferecemos 20 horas-aulas nessas modalidades para estudantes de 12 a 17 anos”, salientou.  

O Ceaf de Cáceres é parceiro da Universidade Norte do Paraná em Mato Grosso (UNOPAR), uma das maiores instituições de ensino a distância do país.

Os Jogos Escolares da Juventude (Etapas regionais e estaduais) são uma realização da Seduc-MT, em parceria com as cidades sedes dos jogos. A competição é divida em 10 etapas regionais e três etapas estaduais, que mobilizam cerca de 10 mil estudantes.
Imprimir