Imprimir

Imprimir Artigo

20/03/2017 - 13:07

Retomando

Após um longo período de estagnação, provocada por vários fatores entre eles a emancipação de distritos do seu território, Cáceres está voltando a ser um forte polo regional. A maior prova disso é que grandes empresas estão se instalando na cidade. Nesta semana, a Claro abre uma loja oficial na Praça Barão do Rio Branco e irá abrir outra no Juba da Padre Casemiro. A OI também está procurando um parceiro para se instalar no município. Para quem não sabe, no início da década de 80, Cáceres foi sede de concessionárias de veículos, dentre elas, Mercedes-Benz e de uma das maiores redes de supermercados da América Latina, o Pão de Açúcar, que hoje monopolizou o setor no País e é dono do Extra que possui duas unidades em Cuiabá.
 
Eventos
 
Por falar em polo de desenvolvimento, as autoridades políticas que comandam Cáceres ainda não se tocaram para a exploração de outra importante vocação econômica da cidade. Nesta semana o Tribunal de Contas e o governo do Estado, vão reunir centenas de pessoa para dois eventos importantes, que lotam hotéis e restaurantes. Só que Cáceres não tem um centro de eventos. Turismo de negócios movimenta uma bolada em Cuiabá por ano. Os participantes destes eventos, estão enjoadas de Chapada, Cuiabá e Poconé. Elas querem ir para lugares novos e aí está a oportunidade.
 
Amadorismo
 
Única cidade da região a ter times disputando os campeonatos profissionais de futebol do Estado, Cáceres assistiu neste final de semana o resultado de colocarem curiosos e amadores para mexer com futebol profissional. Rebaixaram o Cacerense para segundo divisão e dificilmente o time retornará à primeira divisão. Ao torcedor apaixonado resta apenas lembrar dos títulos da Copa Mato Groso de 2006 e do Estadual de 2007. Um time que não tem centro de treinamento e muito menos material de treino, sequer pode ser profissional. Hoje o futebol é um negócio e como tal tem custo operacional e precisa ser autossustentável. Que fique a lição.
 
Não tem jeito
 
Quando eu penso que o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), mudou e que apesar de ainda se achar a última bolacha do pacote, teria se tornado mais político, me chega essa. Durante a visita recente do governador Pedro Taques (PSDB) as obras da escola técnica da cidade, imitando o governador, o filho da dona Irene cumprimentou todos os peões. Na semana seguinte ele acompanhou um técnico do governo em inspeção na mesma obra, porém, ao seu verdadeiro estilo, entrou e saiu sem dar bom dia a ninguém. Quando ele estava saindo um dos vários peões que estavam trabalhando na laje de um dos blocos, indignado, gritou ironicamente: ‘Vai ser candidato de novo, né?’.
 
Campanha
 
Além de Layr Mota (PSD), que usa e abusa da estrutura da Empaer para garantir uma vaga na Assembleia Legislativa no que vem, dois outros pré-candidatos da região intensificaram suas campanhas de olho no mesmo cargo. O deputado Adriano Silva (PSB), inventou um trem itinerante e o cardiologista Sergio Arruda (PSD), já dá consulta de graça nos bairros de Cáceres. Meu único temor é que esta enxurrada de candidatos deixe Cáceres e região sem representante na Assembleia a parti de 2019. Por falar em Assembleia, na minha opinião, o deputado doutor Leonardo (PSD) jogou fora uma baita oportunidade de garantir a sua reeleição ao não assumir a Secretaria Estadual de Saúde. Cada dia que passa, vejo que Pedro Henry estava correto em sua previsão. Político de um mandado só!
 
Errado
 
Ao invés de fazer a reforma reivindicada pelos servidores de carreira e ajustar e atualizar máquina municipal, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), e alguns de seus assessores, resolveram priorizar a ‘Reforma dos Cargos de Confiança’ de livre nomeação que inclusive podem ser ocupados por gente sem perfil. O pior nessa história é que isso só aumentará os gastos. Na proposta que ainda será votada pela Câmara de Vereadores, há coisas inexplicáveis como a criação de uma secretaria de Saneamento quando já existe a SAEC para tratar destas questões. Nessas horas é que coloco em dúvida a tal ‘paixão em administrar’.
 
Mesmo
 
Por falar em farra com dinheiro público, na Câmara de Cáceres não vem sendo diferente. Cargos e vantagens vem sendo criados descaradamente em um verdadeiro desrespeito ao dinheiro do contribuinte. Enquanto isso, projetos importantes como o Código Ambiental estão parados porque a maioria dos vereadores sequer sabem o que é isso. O que me deixa frustrado é que o tal do Observatório Social, estranhamente está quieto.
 
Tinta
 
Reconheço a iniciativa do Mini Collor em lançar obras na nossa região, mas elas não vão ajudá-lo em uma recandidatura. Não ficarão prontas a tempo. Uma dessas obras, ao ser lançada pela segunda vez no final de semana pelo atual governo, ganhou um comentário humorado no Facebook do jornalista cacerense João Arruda. ‘A construção do Congodromo de Vila Bela está parecendo a ZPE de Cáceres’.
 
Malandragem
 
Para os que ainda não enxergaram, a tal operação ‘A Carne é Fraca’, é nada menos que um artificio maléfico criado para desviar o foco para dois importantes assuntos: a reforma da previdência, que dá desgastes ao governo e a lista do Procurador da República, Rodrigo Janot, que coloca os políticos mais influentes do País na lista de corruptos. Entre eles, está vossa excelência o presidente da república e o ex-candidato a presidente da república, senador Aécio Mês (PSDB). A covardia desta manobra é que ela coloca em risco a base de sustentação da econômica da nossa região.
 
Perguntar não ofende
 
Cadê os deputados caloteiros da Assembleia?
Imprimir