Imprimir

Imprimir Artigo

17/03/2017 - 12:54

​Em plena crise, Francis cria cargos e novas secretarias na prefeitura de Cáceres

Na contramão do atual momento econômico e político, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), enviou à Câmara de Vereadores, no último dia 2, um Projeto de Lei de Reforma na Estrutura Organizacional da prefeitura.
 
A medida eleva de 13 para 16 o número de secretarias, cria 95 cargos de Coordenação e 90 gerencia em substituição a antiga função gratificada.
 
Pelo projeto, as gerências terão os seus salários aumentados em 100%, algo próximo a mil reais. A Lei também propõe conceder aos servidores efetivos que assumirem coordenações, um bônus de 50% do valor salário, algo em torno de R$ 2.250.
 
Em relação as secretarias, as mudanças mais relevantes são a criação de duas novas pastas.
 
Saneamento e Meio Ambiente e Turismo e Cultura. Acabando com a Sicmatur e tirando a Cultura da Secretaria de Esporte e Lazer.
 
Na proposta também será efetivada a criação da Secretaria de Desenvolvimento, que englobará Indústria, Comercio e Agricultura.
 
Outras novidades são a criação da Secretaria de Assuntos Estratégicos e mudança do nome da Secretaria de Obras, que passará a se chamar Secretaria de Infraestrutura.
 
As demais secretarias permanecem: Ação Social, Planejamento, Educação, Governo, Saúde, Fazenda, Finanças e PGE que tem status de Secretaria.
 
O Jornal Oeste apurou que o projeto deverá ser votado na próxima segunda-feira, 20. Ele está tentando contato com o relator da CCJ, vereador Cézare Pastorello (PSDB), para confirmar a votação, mas ele não tem retornado os contatos.
 
Para o jornalista Gonzaga Júnior, articulista do Jornal Oeste, além de aumentar os gastos com a máquina a proposta, contém equívocos e duvidas, que o município e a Câmara deveriam esclarecer antes da votação.
 
‘Acho que não deveriam tirar o Turismo da Secretaria de Desenvolvimento, considero desnecessária a criação de uma secretaria de Saneamento pois já temos a SAEC. Acho que os vereadores devem chamar uma Audiência Pública’, sugeriu. Imprimir