Imprimir

Imprimir Artigo

10/03/2017 - 13:43

Garimpeiros usam drone para vigiar ação do Bope e são presos em Pontes e Lacerda

Três homens foram presos durante um bloqueio da Polícia Militar em um garimpo ilegal localizado na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, suspeitos de usarem um drone para vigiar as ações dos policiais que se encontram na área que ficou conhecida como a “Nova Serra Pelada”.

De acordo com a PM, as prisões ocorreram na última terça-feira (7) e os suspeitos devem responder pelo crime de pesquisa de lavra ou extração de recursos minerais sem autorização.

Segundo a PM, uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estava realizando rondas em uma área rural na região do garimpo, a fim de colher informações sobre a real situação da área, que voltou a ser invadida no último fim de semana.

O garimpo já havia sido desocupado em janeiro deste ano, após uma operação especial da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT). Porém, o local voltou a ser invadido. Segundo a PM, cerca de três mil pessoas estão ocupando a área da Serra da Borda.


A equipe do Bope relatou ter se deparado com pessoas fortemente armadas no local, enquanto outras garimpavam. Enquanto filmavam os invasores, eles notaram que um drone sobrevoava o local, registrando a ação dos policiais.

Segundo a PM, quando os policiais se aproximaram do grupo para identificar quem estava controlando o equipamento, três suspeitos entraram em uma caminhonete e fugiram do local, mas acabaram presos durante um bloqueio realizado pela polícia para revista de veículos que deixam a área do garimpo.

Durante a fuga do trio, um quarto suspeito teria escondido algo na mata e, em seguida, de posse de uma carabina, passou a atirar contra os policiais do Bope, que revidaram. O suspeito conseguiu fugir do local. Segundo a PM, foi solicitado o reforço da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), mas o homem não foi localizado.
Imprimir