Imprimir

Imprimir Artigo

13/02/2017 - 13:47

Problema

O presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres, Domingos Santos (PSB), pode arrumar um problema com a Justiça caso não cumpra um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), feito pelo Legislativo com o MPE no ano passado é quem ficou acertado que a Câmara realizaria um concurso para a regularização de vários cargos que vinham sendo ocupados por indicação política. Fonte da Coluna que acompanha os bastidores do Legislativo, revelou que Domingos e atual mesa diretora estariam pensando em dar ‘um chapéu’ no MPE com a recente criação de vários cargos comissionados. A medida teria o aval de todos os vereadores do prefeito Francis Maris (PSDB).
 
Confirmado
 
Como antecipei neste espaço, a Câmara de Cáceres, liderada por Domingos acaba de anunciar gastos com a reforma no prédio do Legislativo. Matéria de assessoria divulgada neste final de semana informa que os gastos estimados devem ser de aproximadamente R$ 300 mil, mas a Coluna tem informação de que os vereadores pretendem torrar um milhão de reais até o final do ano com obras, móveis e outros itens para dar conforto aos parlamentares e as pessoas que costumam acompanhar as sessões.
 
Inicio
 
Por falar em Câmara de Cáceres, prossegue a enxurrada de indicações comuns no inicio de mandato. Elas são necessárias, mas inúteis. Não basta pedir, tem de cobrar. Por exemplo, a limpeza dos canais que cortam a cidade, alguns vereadores já pediram e até hoje não foi feito e olha que estamos em pleno período de chuvas. O mesmo ocorre com a limpeza de bocas de lobo. Não adianta nada criar um gabinete itinerante como fez o vereador Claudio Henrique (PSDB), se a prefeitura não consegue manter praças e canteiros públicos limpos. Não adianta o vereador Cézare Pastorello (PSDB), apresentar projetos de Lei se a prefeitura não consegue solucionar problemas simples como a coleta de lixo e os estacionamentos na área central.
 
Cedendo

O tempo é mesmo o senhor das coisas. Depois de mais de quatro anos tentando, o SSPM finalmente parece que conseguiu fazer com que o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), atendesse alguns dos dezenove itens de uma antiga pauta de reivindicações. Durante audiência com os representantes dos servidores na semana passada, ele garantiu que vai realizar o concurso público com vagas para motoristas do transporte escolar, criará a identidade funcional, regularizará o pagamento de 13º e férias, pagamento de insalubridade e periculosidade e a questão da indicação de diretores de escolas não eleitos.
 
Ditador
 
Durante audiência, realizada depois de meses sem diálogo com a categoria, o prefeito se mostrou mais políticos, porém também demonstrou que não perdeu o estilo ditador. Quando indagado pelo presidente do SSPM de que a categoria poderia estar discutindo os itens da pauta diretamente com os secretários, o prefeito disse que não, que o Sindicato tem que conversar com ele primeiro. Esse é o Francis que eu conheço. ‘Sutil’, como canto de cerca, papel de enrolar prego, parede de igreja e beira de sino.
 
Será?
 
O oncologista Eduardo Lima (sem partido) revelou a Coluna que em conversa com a sua família decidiu não entrar na carreira política. Ele disse que vai cuidar da sua vida profissional. Eu particularmente não acredito nisso. Acho que é uma estratégia para sair da linha de fogo de adversários como os soldados do deputado doutor Leonardo (PSD), que já viram nele um risco a uma eventual reeleição. Eu particularmente acho a reeleição é pior que a eleição e para Leonardo não será diferente. Acho que se a ZPE, reconstrução da Tancredo Neves e o asfalto MT 343 não sair, ‘ele vai pro saco’ em Cáceres junto com o Mini Collor.
 
Perguntar não ofende!
 
Até quando o Esquina das Baterias e a Marista Auto Elétrica vão continuar usando as ruas do entorno como extensão dos seus comércios. Com a palavra o setor de fiscalização da prefeitura de Cáceres.
Imprimir