Imprimir

Imprimir Artigo

06/02/2017 - 15:09

Igual

Tenho a leve impressão de que nada mudou na Câmara de Vereadores de Cáceres. Depois do episódio do aumento da Verba Indenizatória e do abuso premeditado do dinheiro público com uma futura reforma de aproximadamente um milhão de reais, a maioria dos ‘novos vereadores’, seguindo o exemplo dos parlamentares da legislatura passada, já estão dando moções e pegando carona em ações alheias. Um exemplo são as indicações para a instalação de Academias ao Ar livre, um projeto do Rotary, que inclusive já tem os locais pré-definidos, portanto não havendo a necessidade de indicação política.
 
Incompetência
 
Ao invés de banalizarem os seus mandatos, esses parlamentares deveriam é estar focando suas ações em legislar em assuntos importantes e que de fato influem na vida da população. Por exemplo, a Câmara já deveria estar puxando a discussão e forçando a prefeitura a resolver o problema da coleta de lixo e da má qualidade da água que chega as torneiras de parte da população. Também deveria liderar a discussão para solucionar a questão dos estacionamentos no centro da cidade. Se fossem mais ativos e inteligentes, esses mesmos vereadores também já estariam interagindo com a prefeitura para aprovar o enxugamento da máquina municipal com a criação da Secretaria de Desenvolvimento e de uma coordenação de Cultura, que satisfaria em parte os anseios dos ativistas do setor. Outro debate que já deveria estar sendo feito é em torno do Código Ambiental do Município.
 
Atrasado
 
Já que os vereadores não cobram, vamos nós aqui fazer o papel. Quando é que a prefeitura de Cáceres irá fazer a limpeza dos canais que cortam a cidade e das bocas de lobo? Já que não dá para fazer tapa-buracos e patrolamento, o mínimo que deveriam fazer são estas duas ações, importantes para amenizar os alagamentos na cidade.
 
Credibilidade
 
Os leitores mais assíduos e antigos deste espaço devem ser lembrar que há tempos eu noticiei aqui que a prefeitura de Cáceres havia instaurado processos para exonerar ao menos cinco servidores concursos por má conduta. Pois bem, dos cinco, três foram consumados. O médico Félix Álvares, o fiscal Luiz da Guia e mais recentemente, o auxiliar de enfermagem Aldo Ferreira. Dos que mencionei, ainda faltam um contador e um fiscal de tributos, porém há outros servidores respondendo processos da mesma natureza.
 
Futuro
 
Omar Veggi do PC do B afirmou a Coluna que a Frente Popular, composta pelo PV, PT, Solidariedade e PC do B, na eleição municipal passada, está mantida e será reeditada nas eleições de 2018 e 2020, em Cáceres. Ele inclusive anunciou a pré-candidatura do petista James Cabral a deputado em 2018 e a prefeito de Cáceres em 2020.
 
Oposição
 
O ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e o oncologista Eduardo Lima (sem partido), pré-candidatos a deputado pela região em 2018, devem encarar a disputa pelos partidos de oposição ao atual governo do Estado. Ambos têm convites do PR e do PMDB, que vão peitar o mini Collor. Imprimir