Imprimir

Imprimir Artigo

23/01/2017 - 14:06

Imoral

A nova composição da Câmara de Vereadores de Cáceres já começa a sua atuação queimada com a opinião pública da cidade. Nos veículos de comunicação e nas redes sociais, o assunto dos últimos três dias foi a aprovação do aumento de R$ 2 mil reais na Verba Indenizatória e dos salários de secretários, coordenadores e da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB) que tiveram aumento de mais de 30%, enquanto que os demais servidores públicos estão tendo que se contentar com um reajuste de 6,58%. Foi justamente o percentual do aumento dados aos demais servidores, que são a maioria, que tornou a atitude dos novos vereadores, imoral, já que ela não é ilegal.
 
Acordo
 
Um dos vereadores, fonte da Coluna, confidenciou que a aprovação dos aumentos, já sancionados prefeito Francis Maris (PSDB), e já pagos de forma retroativa a todos os vereadores, foi possível graças a um acordo com Executivo. Em troca da sanção imediata do prefeito, os vereadores aprovariam os aumentos de secretários, coordenadores, da vice e também   à Lei que atualizou o Lotacionograma. A Fonte acrescentou que o acordo foi costurado por um secretário que tem o olho puxado.
 
Contrariado
 
Apesar de ter topado o acordo, uma outra fonte revelou a Coluna que o prefeito Francis Maris (PSDB), se mostrou surpreso com a atitude dos novos vereadores que logo no início do mandato ‘estão brigando por dinheiro‘. O prefeito afirmou que a pressão dos atuais parlamentares está sendo maior do que a dos vereadores do mandato anterior. Francis revelou que a atitude está na contramão do momento atual da política e da economia pública.
 
Acumulando
 
Além dos salários e da Verba Indenizatória, cinco vereadores que são servidores públicos ainda terão outra vantagem. Rosinei Neves (PV), Denis Maciel (PT do B), Elias Pereira (PT do B) e Cézare Pastorello (PSDB), não precisarão abrir mão dos seus vencimentos. Cézare, por exemplo, passará a receber aproximadamente R$ 30 mil por mês. O presidente da Câmara, Domingos dos Santos (PSB), que é professor do município, teve o privilégio de escolher o maior salário que é o de vereador.
 
Corrida
 
Na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018, os deputados Leonardo Albuquerque (PSD) e Adriano Silva (PSB) iniciaram uma disputa local para trazer obras do governo para Cáceres. Além disso, os dois também passaram a disputar o apoio do prefeito Francis Maris (PSDB). Adriano inclusive iniciou uma campanha de mídia para apagar a imagem de adversário criada na recente disputa pela prefeitura. Por falar em 2018, a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB), também trabalha para promover a aproximação de Francis com ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), que poderá disputar uma vaga na Câmara Federal e até na Assembleia em 2018.
Imprimir