Imprimir

Imprimir Artigo

16/01/2017 - 16:21

Rolo

Quatro dos 18 catadores retirados do antigo lixão e que passaram a receber cestas básicas e um salário mínimo por mês para atuarem em um centro de triagem mantido pela prefeitura de Cáceres, por meio da Águas do Pantanal, serão excluídos do projeto após denúncia que estariam comercializando de forma irregular material processado no centro mantido pelo município.  A situação veio a público após denúncia anônima feita ao Ministério Público Estadual (MPE). As duas cooperativas que trabalham com reciclados há anos na cidade, consideram irregular o fato da Águas do Pantanal estar gastando cerca de R$ 60 mil por mês com o grupo de catadores. A direção da autarquia rebate as críticas afirmando que o projeto é resultado de um acordo judicial feito para desativar o lixão.
 
Boa
 
O prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB) deve mandar nos próximos dias um projeto de Lei para a Câmara de Vereadores criando a Secretaria de Desenvolvimento que abrigará as pastas de Meio Ambiente, Turismo, Indústria, Comércio e Agricultura. A novidade é que finalmente será criada a Coordenação de Cultura, cuja as atividades hoje são ligadas a pasta do Esporte e Lazer que estão sob comando de Marcão do Nascimento. Por falar nisso, Marcão e sua equipe estão com um abacaxi. Faltando menos de um mês para o início do estadual de futebol e pouco mais de um mês para o Água Viva, o estádio Geraldão está muito danificado. Até o gramado está tomado de pragas.
 
Não desistiu
 
O cardiologista Sérgio Arruda (PSDB), que tomou uma rasteira do deputado estadual doutor Leonardo (PSD) e da cúpula estadual do partido, nas articulações para eleição municipal em Cáceres no ano passado, tem dito a correligionários e simpatizantes que não desistiu de entrar na disputa política. Ele não confirma, mas pessoas próximas dizem que ele é candidatíssimo a deputado estadual em 2018. Outro que está mais animado do que ‘Pinto no Cisco’, é o ex-prefeito de Figueirópolis, Layr Mota (PP) que na eleição passada teve expressivos 13.774, uma boa parte em Cáceres.
 
 
Mentiu
 
Em entrevista ao RDNEWS no final de semana, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), pode ter mentido quando declarou que na sua gestão não haverá aumento de impostos. Em outras ocasiões e até em reportagens reproduzidas pelo Jornal Oeste, o prefeito já antecipou que vai mandar para Câmara este ano um projeto de Lei atualizando os valores dos imóveis da cidade. Aumentando os valores, aumenta o valor do IPTU.
 
Queda de braço
 
Por falar em Francis, o prefeito não vai sossegar enquanto não retomar a rodoviária velha e acabar com as incorporações concedidas nos governos Ricardo Henry e Tulio Fontes. Na semana passada a Coluna apurou que a Assessoria Especial do prefeito trabalha intensamente nestas duas frentes.
 
Verdade
 
Ainda sobre Francis, ele tirou a cidade do Consórcio das Nascentes do Pantanal no ano passado para economizar algo em torno de R$ 120 mil por ano. O problema é que fora do Consórcio, Cáceres não poderá se beneficiar de ações que estão sendo canalizadas para região via a entidade.
 
Escada
 
Empolgados pelo bom desempenho na eleição municipal do ano passado, os quatro partidos que compõem a Frente Popular em Cáceres (PT, PV, PC do B e Solidariedade), voltaram a se reunir no final de semana. Na pauta o lançamento de pré-candidaturas a deputado estadual. Os dois principais nomes são do vereador Rosinei Neves (PV) e do petista James Cabral. O pano de fundo desta articulação seria o fortalecimento de uma candidatura à prefeito em 2020. Conversando com alguns analistas políticos da cidade sobre isso, a maioria afirmou que o movimento na verdade é uma estratégia para fazer legenda para candidatos de outras cidades com maior densidade eleitoral, entre eles, o deputado estadual de Pontes e Lacerda Wancley Carvalho (PV) e o médico de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), irmão de James. Será ?
 
Nada
 
O vereador estreante de Cáceres, Denis Maciel (PT do B), o Denis do Regional, foi único dos 15 parlamentares que ficou fora das comissões permanentes da Casa. Mais experiente, seu colega de partido Elias Pereira (PT do B), não só emplacou uma vaga na Comissão de Economia, Finanças e Planejamento, como ficou com a 1ª Tesouraria, segundo cargo mais importante da mesa diretora.
 
Laranjas
 
O suplente Odenir Nery (PSD), revelou a Coluna no final de semana que o advogado Francisco Fayad tornou a ingressar com uma ação na Justiça onde pede a cassação de vereadores eleitos por coligações que teriam supostamente usado candidatas laranjas na eleição de vereador em Cáceres no ano passado. Eu acho que ele perdeu o ‘time’.
 
Cabeça de burro
 
Todas as empresas classificadas na segunda fase para a licitação da ZPE foram desclassificadas. Isso significa que o início da obra previsto para este ano continua incerto. A boa notícia é que finalmente o Estado conseguiu dinheiro junto ao BNDES para asfaltar a ligação Cáceres/Barra do Bugres. Resta agora saber se a equipe do ‘Mini Collor’ vai ter competência para executar a obra até o fim do mandato.
 
CAIC
 
O governo do Estado anunciou recentemente a construção de três novas escolas estaduais em Cáceres, mais não falou nada sobre a construção de uma que vem sendo reivindicada junto ao CAIC. Com a palavra os deputados Adriano Silva (PSB) e doutor Leonardo (PSD). Por falar em Adriano e Leonardo, os assessores de ambos ao invés de trabalharem para acabar com as diferenças entre os dois, fazem justamente ao contrário. Está na hora desse pessoal se tocar e caçar outro serviço, pois estão atrapalhando o desenvolvimento da cidade.
 
Má gestão
 
A nova administração da Câmara de Cáceres está uma ‘arara’, com o ex-presidente Marcinho Lacerda (PMDB) que deu férias para a maioria dos servidores neste início de ano, deixando a Casa sem servidores para serviços gerais e até motorista. Outro dia, a Mesa teve que autorizar o vereador Jerônimo Gonçalves (PSB) a atuar como motorista em uma viagem de um grupo de vereadores à Cuiabá.
Imprimir