Imprimir

Imprimir Artigo

13/01/2017 - 09:20

PM de Vale de São Domingos se destaca na corrida de Reis

Mais de 150 policiais militares participaram da Corrida de Reis 2017 no último domingo (08.01), em Cuiabá, representando unidades da região metropolitana e interior. Entre os policiais que se destacaram no evento esportivo está o soldado Luciano Silvestre da Silva, 23, que fez o percurso de 10km em 36m28s e se sagrou campeão da faixa etária de 18 a 24 anos.

Na classificação geral, ele ficou com o 20º lugar, o que o habilita para integrar o pelotão de elite na próxima edição, em 2018, junto com grandes atletas brasileiros e os africanos que habitualmente competem nessa modalidade. O campeão da corrida deste ano foi atleta mineiro Giovani do Santos, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 29m47s. 

Luciano, que pratica atletismo desde 2008, está lotado no Núcleo de Polícia Militar do município de Vale de São Domingos, unidade do 12º Comando Regional localizada a 37 quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda e 500km de Cuiabá.

Em 2010, aos 17 anos, competindo na mesma faixa etária, ele já havia se sido campeão. O soldado se recorda que por causa da pouca idade precisou confirmar sua inscrição em formulário avulso, acompanhado de uma declaração na qual se dizia apto a competir.

Quando serviu o Exército Brasileiro, em 2013, continuou praticando atletismo. Representando o 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, de Cuiabá, relata, participou de competições internas, estadual e nacional, e conquistou medalhas.

Ao concluir o serviço militar obrigatório, Luciano tentou seguir trabalhando e treinando na Capital, onde nasceu e de onde havia se mudado com os pais em 2006. Entretanto, a vontade de ficar perto da família o levou de volta para a cidade de Pontes e Lacerda.

Luciano diz que candidatou-se a uma vaga de soldado e fez opção pela região onde sua família vive. Aprovado, frequentou o curso de soldado no pólo da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap) de Pontes e Lacerda.

Apaixonado pelo atletismo, mesmo com a nova carreira, continuou treinando. O soldado não tem patrocínio, somente o incentivo e orientação do amigo Marcos Antônio, um dentista da cidade que atua como seu treinador desde a adolescência.

Apesar concluido a Corrida de Reis, a especialidade do soldado são 800 e 1,5 metros, modalidades pelas quais conquistou títulos de campeão estadual.         

Agora, além de continuar servindo a sociedade mato-grossense como policial, o soldado Luciano tem como meta continuar treinando para fazer um tempo melhor no grupo de elite na Corrida de Reis 2018. Imprimir