Imprimir

Imprimir Artigo

09/01/2017 - 15:34 | Atualizado em 09/01/2017 - 15:49

Obras

Partidários e eleitores do prefeito de Cáceres Francis Maris (PSDB), usaram as redes sociais na semana passada para rasgar elogios ao prefeito pela inauguração de algumas obras. Assim como o prefeito, a maioria ignorou o fato das obras terem sido pensadas, projetadas e viabilizadas nas gestões dos ex-prefeitos Ricardo Henry e Tulio Fontes (PSB). Eles parecem ignorar o fato de que até o momento Francis não inaugurou uma grande obra idealizada e feita em sua gestão. A expectativa é que isso ocorra nos próximos anos, mas o mais provável é que aconteça o mesmo que ocorreu com Ricardo e Túlio e o próximo prefeito conclua as obras de Francis. Dessa forma, o mínimo que se deve fazer, é ter a hombridade de reconhecer os esforços dos seus antecessores e suas equipes, pois o prefeito não trabalha sozinho. Só para dar um exemplo, o Centro de Eventos Maria Sophia Leite, recentemente inaugurado, é uma obra pensada na gestão Ricardo Henry, pelos turismólogos Patrícia Siqueira e André do Couto e abraçada pelo ex-deputado federal, Pedro Henry, que idealizou o conjunto chamado Parque Sangradouro que ainda não foi concluído.
 
Patrolando
 
Poucos estão prestando a atenção, mas o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), tem escolhido e dado nomes aos prédios públicos da cidade. Esta seria uma das poucas prerrogativas da Câmara, que o prefeito está usurpando. Pode não ser nada de mais, mas se partilhasse o desejo o prefeito poderia privilegiar outras pessoas ao invés de repetir homenagens como a que o correu com a UBS do Jardim Padre Paulo que levou o nome da ex-prefeita Nana Faria, cujo nome já foi dado ao PAM.
 
Henry
 
Por falar em Francis, a derrota na disputa pela presidência da Câmara de Vereadores, serviu para uma coisa. O prefeito abandonou o estilo ‘não to nem ai’ e adotou o estilo ‘Pedro Henry’. A partir de agora, segundo ele, não tem meio termo. Aliado é aliado, adversário é adversário. A Coluna ele contou que não esperava perder a eleição porque teria recebido a garantia dos vereadores Elias Pereira (PT do B), Denis Maciel (PT do B) e Alvacir Alencar (PP), de que os mesmos votariam em Claudio Henrique (PSDB). O prefeito disse que inclusive recebeu a garantia dos votos de Enézio Mariano ligado ao PT do B e do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), que manda em Alencar. Francis ainda acrescentou que não ganhou a eleição da mesa porque também não cedeu às pressões de vereadores por cargos na prefeitura. Apesar de eu insistir, ele não quis revelar quem pediu e o que pediu.
 
Ganhador
 
Por falar em eleição da mesa em Cáceres, o deputado estadual Adriano Silva (PSB), andou comemorando nas redes sociais, a vitória como sendo uma articulação sua, porém a conquista na verdade foi do deputado Ezequiel Fonseca (PP), que emplacou os aliados Domingos dos Santos (PSB), Elias Pereira (PT do B) e Alvacir Alencar (PP), nos três principais cargos.
 
Antipático
 
Servidores, observadores, vereadores e membros da imprensa já começaram a avaliar e formar opinião sobre os novos vereadores da Câmara de Cáceres. Para um vereador, o vereador Wagner Barone (PTN), já ganhou o título de antipático do bloco. Eu confesso que não tinha feito essa avaliação ainda, mas vou prestar a atenção.
 
Tucanos
 
Com a maior bancada da Câmara de Vereadores de Cáceres, os tucanos do partido do prefeito Francis Maris (PSDB), parece que já se acertaram para atuarem no Legislativo. O campeão de votos Cézare Pastorello deve presidir a CCJ. Claudio Henrique deve ser o líder do prefeito e Valdeniria Dutra, líder da bancada.
 
Cargos
 
O deputado estadual doutor Leonardo (PSD), ainda não conseguiu emplacar nenhum dos seus soldados eleitorais no primeiro e segundo escalão da gestão de Francis Maris (PSDB), em Cáceres. Diante da resistência do prefeito aos seus aliados, o deputado estaria disposto a indicar pessoas de outros partidos. Uma delas seria o presidente do PR, Júlio César Borges (Júlio da Semelc) que estaria sendo apadrinhado pelo deputado para assumir a Secretaria de Saúde. No COC, ninguém confirma a articulação.
 
Bastidores
 
Nos bastidores da prefeitura de Cáceres, a justificativa para o recuo da professora Neuliane Cestaria da Secretaria de Educação teria sido porque a ex-secretária Nelci Longhi teria exigido a manutenção das atuais coordenadoras da pasta. O prefeito, que não se impôs na situação, acabou com um enorme problema. Não quer mais Nelci na pasta, mas também não encontra outro nome com perfil técnico e político.
 
Thebestinho
 
Apesar das mudanças no primeiro escalão, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), ainda tem um problema para resolver. Encontrar um substituto para o secretário de Saúde, Roger Pereira, que assim como Nelci tem um problema sério de relacionamento com subordinados e terceiros. Os dois são incompatíveis para cargos políticos. A cabeça do Thebestinho está a prêmio há meses e só não caiu porque o prefeito ainda não encontrou uma pessoa com o perfil para o cargo.
 
Trator
 
Finalmente descobri porque a vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSDB), nunca quis ser Secretaria na gestão de Francis Maris (PSDB). Ela jamais aceitaria o tratamento que o prefeito dá aos seus subordinados. Quem conhece e já trabalhou com o Francis, sabe muito bem do que Eliene está falando.
 
Risos
 
Durante a solenidade de posse, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB) elogiou o juiz Sergio Moro, o ministro Joaquim Barbosa e a juíza Selma Arruda de Cuiabá no combate a corrupção política e estranhamente acabou citando também a juíza de Cáceres Josiane Carla Ribeiro Viana Quinto. A inclusão do nome da magistrada arrancou risos de um grupo de advogados que assistia solenidade. A reação é porque no meio existe um entendimento de que a juíza tem tomado muitas decisões favoráveis ao prefeito nos últimos anos.
 
Ezequiel
 
O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), que já começa a ver o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), como adversário em 2018, aproveitou uma entrevista à Rádio Difusora FM esta semana para dar uma alfinetada no prefeito que o anda criticando em público. Segundo Ezequiel, Francis precisa se informar mais sobre a sua atuação e os recursos que ele tem mandado para região. Em um grupo do aplicativo WhatsApp que reúne prefeitos, vereadores e a imprensa da região, o prefeito de Cáceres tem sido criticado por não querer fazer parte do bloco regional, deixando inclusive a cidade fora de programas coletivos, como o que prevê investimentos para a piscicultura.
 
2018
 
Como reflexo da corrida eleitoral de 2018 que está em pleno andamento em Cáceres, o considerado Marcelo Cardoso, um dos soldados eleitorais do deputado estadual doutor Leonardo (PSD), já está largando a madeira de manhã, de tarde e de noite, de segunda a segunda, no lombo do oncologista Eduardo Lima (sem partido). A reação é porque os Leonardistas já perceberam que o carismático médico pode melar as pretensões de reeleição do deputado. Por falar em Leonardo, semana passada durante a inauguração da reforma da sede SAEC, o prefeito Francis Maris (PSDB), votou a lançá-lo como candidato a deputado federal em 2018. Para mim, isso não passa de um jogo de cena, pois o candidato a federal será o próprio Francis.
 
Herança
 
A gestão do ex-vereador Marcinho Lacerda (PMDB) na presidência da Câmara de Cáceres, deixou uma dívida de mais de R$ 60 mil em conta de celular com a Vivo. Infelizmente, o débito vai sobrar para o contribuinte que é quem de fato sustenta políticos e mal gestores como o filho de Marcio Lacerda. Para ter o serviço restabelecido a nova mesa diretora terá que quitar a conta sob pena de ter o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.
Imprimir