Imprimir

Imprimir Artigo

02/01/2017 - 12:48

​Derrotado

Apesar de ter se reelegido prefeito de Cáceres, e tomado gosto pela política, Francis Mais (PSDB), ainda não é um político de fato. A prova disso, foi a derrota na eleição para presidência da Câmara. Único com capacidade para influenciar no processo, ele não teve a iniciativa de se impor e eleger o xodó Claudio Henrique (PSDB). Agora, corre o risco de ficar refém de um grupo que está mais preocupado e fazer política do que pensar no desenvolvimento da cidade. O discurso do vereador Zé Eduardo Torres (PSC), após a eleição de Domingos dos Santos (PSB), confirma o que estou dizendo. Ele afirmou que faltou dialogo da parte da administração para que a eleição da mesa fosse ao menos de consenso. Se serve de consolo ao prefeito, daqui a dois anos haverá uma nova eleição, quem sabe ele finalmente consiga emplacar o presidente da Câmara.
 
Culpados
 
É preciso ser justo e reconhecer que a culpa não foi só do prefeito. A intransigência, falta de humildade e espirito de grupo de Valter Zacarkim (PTB) e Rubens Macedo (PTB), também contribuíram para a derrota. Se eles tivessem se unido em torno de Claudio desde o começo, dificilmente perderiam a eleição.
 
Troco
 
A vitória de Domingos na verdade foi um troco pela tentativa de golpe de Francis há dois anos, quando o prefeito aceitou apoiar o adversário Félix Alvares (SDD), contra a candidatura de Domingos. A armação obrigou Domingos a recuar e dar de presente a presidência da Câmara a Marcinho Lacerda (PMDB).
 
Expectativa
 
Em relação a Domingos, a expectativa é para saber se ele dará conta de promover as licitações para promover melhorias na estrutura da Câmara e para estruturar setores importantes como o de Comunicação, relegado no último concurso público.
 
Recado
 
Tenho observado a postura de alguns vereadores estreantes e vou dar uma dica para que eles não sejam mais um de mandato único. Não existe vereador fazer oposição radical ao prefeito e a gestão. Quem executa obras é a prefeitura e não a Câmara. Seu eleitor não o colocou na Câmara para brigar com o prefeito e sim por melhorias na cidade.
 
Eliene
 
Não se surpreendam em 2018 se a vice-prefeita de Cáceres, Eleine Liberato Dias (PSDB), vir a ser candidata a deputado estadual. A sua reeleição animou o partido em Cáceres e em nível estadual. A entrada de Eleine vai aumentar ainda mais o número de candidatos. Já estão no páreo o oncologista Eduardo de Lima (sem partido) o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e os deputados doutor Leonardo (PSD) e Adriano Silva (PSB). Além disso, o prefeito Francis Maris (PSDB), é cotadíssimo para ser candidato a deputado federal e até a senador.
Imprimir