Imprimir

Imprimir Artigo

19/12/2016 - 12:17

Laranjas

O assunto do momento nos bastidores políticos de Cáceres é sem dúvidas a investigação aberta pelo MPE para apurar o uso de candidatas laranjas na eleição deste ano. Pelo que a Coluna apurou, o promotor Rinaldo Segundo, que ouviu as suposta laranjas e os presidentes dos partidos envolvidos na semana passada, já teria elementos que comprovaria a pratica, porém ele ainda deverá ouvir os eleitos pelas coligações onde estavam as laranjas, para aí decidir de que forma denunciará o suposto crime a Justiça. O desfecho ainda é imprevisível, mas acho que as laranjas e os presidentes de partido não escaparão de punições como inelegibilidade e multa. A dúvida é se o promotor pedirá a cassação de mandatos de eleitos e suplentes dos partidos envolvidos. Na semana passada, apesar da falha primária, o advogado Francisco Fayad, a pedido de um grupo de suplentes, já se antecipou ao MPE, e pediu na Justiça a cassação dos eleitos de coligações que tiram usado candidatas laranjas. A estratégia do advogado é fazer com que a Justiça em Cáceres indefira o pedido, para ele recorrer junto ao TRE onde vê chances de obter sucesso na empreitada. Para quem não sabe, a atual presidente do TRE, Maria Helena Póvoas, foi vice de Fayad na OAB e está desembargadora representando os advogados.
 
Força
 
O vereador eleito Claudio Henrique (PSDB), candidato a presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres, mostrou força e prestigio junto ao prefeito Francis Maris (PSDB), ao avalizar a indicação de um dos seus cabos eleitorais, Ronaldo Damascena (Iturama) para assumir a Secretaria de Agricultura. Outra indicação de Claudio, a Secretaria de Ação Social, Eliane Batista também será mantida no cargo. Por outro lado, o prefeito não aceitou as indicações de André do Couto e Cleris Tubino para assumirem a Sicmatur por sugestão do Comtur. Quem saiu desprestigiado no processo de reforma do secretariado, foi o secretário de Governo, Wilson Kishi. Apesar de estar junto com o prefeito todo os dias, não conseguiu voltar a comandar a Secretaria de Saúde. Nesse aspecto, eu acho que a vice-prefeita Eleine Liberato Dias (PSDB), também perdeu a chance de se fortalecer politicamente ao não assumir a Secretaria de Governo.
 
Pressão
 
Um grupo ligado ao deputado doutor Leonardo (PSD), está se mobilizando para indicar o empresário Júlio da Semelc para a secretaria de Saúde, em lugar de Roger Pereira, que o prefeito já anunciou que irá manter. Articulado politicamente, Júlio conseguiu uma tonelada de fresado junto ao DNIT que está sendo usado no tapa-buracos e é um dos principais responsáveis pelo viaduto da Nossa Senhora do Carmo, cujo projeto será apresentado em fevereiro.
 
Barone
 
A disputa pela presidência da Câmara de Cáceres ganhou mais um concorrente, trata-se do vereador estreante Wagner Barone (PTN). Agora são seis na parada. Dois foram criticados na semana passada é uma nota plantada no site RDNEWS. Para o jornalista Romilson Dourado, Zé Eduardo Torres (PSC) e Domingos dos Santos (PSB), não tem chances de vencer a eleição.
 
Erro
 
A juíza Hanae Yamamura de Oliveira Gabriel, da Quinta Vara de Cáceres, extinguiu a ação da prefeitura que pedia que o Cartório do 1º Oficio anulasse a escritura que transferiu a rodoviária velha para a Previ. Conforme a magistrada, a prefeitura teria que ter entrado contra a Previ e não contra o Cartório. Apesar da falha, acho que o prefeito Francis Maris (PSDB), vai insistir em desmanchar o acordo feito para quitar débitos com a previdência municipal.
Imprimir