Imprimir

Imprimir Artigo

28/11/2016 - 14:10

Cinco

Subiu para cinco o número de candidatos a presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres. Do lado governista estão em campanha Rubens Macedo (PTB), Valter Zacarkim (PTB), Zé Eduardo Torres (PSC) e Claudio Henrique (PSDB). O nome da oposição é Domingos dos Santos (PSB). Entre os governistas acredito que pode haver uma conversão em torno de Claudio Henrique que tem a simpatia dos colegas Elza Bastos (PSD), Cézare Pastorello (PSDB) e Valdeniria Dutra (PSDB).
 
Indefinido
 
Apesar das articulações estarem se afunilando, a disputa seguirá indefinida até o dia eleição, que será no dia primeiro ou 2 de janeiro. Conversei separadamente com alguns vereadores e percebi que a indecisão é grande. O vereador Creudes Castrillon (PTN), me disse que no momento certo escolherá um nome para apoiar, independente da posição do seu colega de bancada, Wagner Barone (PTN).
 
Cargos
 
Por falar em PTN, o presidente do partido e suplente de vereador Eliel da Rocha está trabalhando com Creudes e Barone a possibilidade da legenda, que foi oposição durante a campanha, se aliar aos governistas em troca de uma secretaria. Ele inclusive sonha com a possibilidade de um dos dois irem para a prefeitura e ele assumir uma vaga na Câmara.
 
Secretarias
 
A declaração do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), de que não mexeria no seu secretariado, não passou de falácia. Está praticamente certa a ida da professora Neuliane Garcia Cestari para a Secretaria de Educação em lugar de Nelci Longhi que deverá ir para a Secretaria de Planejamento. Neuliane é antigo desejo do prefeito desde o início do seu mandato. Ela chegou a ser convidada, mas acabou recusando para cuidar da saúde do pai, o ex-vereador Renato Garcia. A uma fonte da Coluna, o prefeito afirmou que o deslocamento de Nelci para o Planejamento é porque a pasta não funciona da forma que ele deseja. Outra mudança certa é a saída da secretária de Meio Ambiente e Turismo, Cida Nepomuceno. Ela vai se dedicar a saúde do marido. Para o seu lugar o cotado é o secretário de Fazenda, Júnior Cesar Dias Trindade. Porém há outros interessados na pasta. O presidente do PR, Júlio Cesar Borges (Júlio da Semelc) diz que vai levar o seu interesse ao prefeito Francis Maris (PSDB). O Conselho de Turismo (COMTUR), aprovou na sua última reunião a sugestão de três nomes do setor. Outra mudança que pode ocorrer é a ida da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB) para a Secretaria de Governo em lugar de Wilson Kishi que pode voltar para a Saúde. A ida de Eliene para o Governo melhorará a relação política do Executivo com a Câmara e com Sindicato dos Servidores.
 
2018
 
Paralelamente a disputa pela presidência da Câmara e das mudanças do secretariado, os candidatos de Cáceres em 2018 estão se movimentando, alguns com mais intensidade. O prefeito Francis Maris (PSDB), que deve concorrer a deputado federal, vem demonstrando maturidade política e vai tentar recuperar a imagem de bom administrador concluindo várias obras nos próximos dois anos. O deputado estadual doutor Leonardo (PSD), que agora tem o competente Erasmo Romano Leite como chefe de gabinete, começou a focar suas ações em questões importantes para Cáceres e pode recuperar parte dos eleitores que perdeu ao se aliar ao seu maior adversário. Outro que está voando baixo é o Oncologista Eduardo Marques de Lima (sem partido). Nos próximos dias ele trará para região um ônibus para promover atendimentos nos moldes do que faz o Hospital de Câncer do Estado. Donos de densidade eleitoral, os suplentes de deputado Adriano Silva (PSB) e Túlio Fontes (PSB), se movimentam de forma diferenciada. Adriano deve retomar o ritmo forte a partir do ano que vem já que são grandes as possibilidades dos deputados Oscar Bezerra (PSB) e Max Rusi (PSB) irem para o primeiro escalão do governo. Mas, mesmo que isso não ocorra, Adriano é que acabará indo para alguma secretaria. Já Túlio está trabalhando com uma consultoria que o está inserindo no mundo das redes sociais. A partir do ano que vem ele deve conversar diariamente com eleitores e amigos pelo Facebook, Twitter e Instagram.
 
 
 
Vixe
 
O prefeito eleito de Lambari D’Oeste, Edvaldo Alves Dos Santos (PSB) tem perdido noites sono para ajustar as contas da campanha que foram reprovadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Caso não consiga contornar a situação, ele poderá perder o mandato e a cidade precisará ter outra eleição.
Imprimir