Imprimir

Imprimir Artigo

21/11/2016 - 13:25

​Mais dois

A disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Cáceres segue quente nos bastidores. Além de Rubens Macedo (PTB) e Domingos dos Santos (PSB), os novatos Claudio Henrique Donadoni (PSDB) e Valter Zacarkim (PTB) também tiveram os seus nomes colocados no páreo. Uma fonte influente da Coluna afirmou que Claudio tem os apoios do prefeito Francis Maris (PSDB0, da primeira-dama Maria Cruz, do deputado estadual doutor Leonardo (PSD) e da vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB), que até já estaria em campanha a seu favor. Já Zacarkim teve o seu nome lançado pelo guru do prefeito, Rico Zatar. Tidos como nomes fortes da situação logo após a eleição, Cézare Pastorello (PSDB) e Rubens Macedo (PTB), não estão conseguindo agregar votos. O maior cabo eleitoral de Rubens é o secretário de Governo, Wilson Kishi, que não está conseguido ajudá-lo. Já a candidatura de Pastorello ruiu depois que colegas, entre eles, a vereador Valdeniria Dutra (PSDB), se antipatizaram com a soberba que ele aparenta.
 
Chances
 
Um interlocutor político que acompanham a movimentação, afirmou a Coluna, que existe uma grande chance de Claudio aglutinar os votos da situação e até da oposição e virar presidente. Porém as chances de Domingos também são boas, pois ele está trabalhando com intensidade e tem repetido o discurso de não deixar a Câmara virar um puxadinho da prefeitura, como ocorreu sob o comando de Marcinho Lacerda (PMDB). Uma fonte da Câmara, afirmou que o discurso de Domingos tem despertado a simpatia da maioria dos eleitos na oposição e até alguns que se elegeram na situação, como é o caso de Zé Eduardo Torres (PSC), que deve ter atuação independente na Câmara. O principal cabo eleitoral de Domingos é o vereador Alvacir Alencar (PP).
 
Curiosidade
 
Por falar em Câmara, vocês sabiam que se as coligações estivem proibidas já na eleição deste ano, apenas o PT do B, PSB e PTN, teriam feito legenda para eleger vereadores em Cáceres. Com o fim das coligações, os partidos terão que se fortalecer e neste aspecto a mexida no regimento da Câmara para proporcionar o rodizio a todos os diplomados, passa a ser um forte elemento para manutenção de grupo político.
 
Câmara
 
Logo que a Câmara de Cáceres, aprovou o aumento de onze para quinze vereadores, eu previ aqui neste espaço que o presidente da Casa, Marcinho Lacerda (PMDB), mesmo com dinheiro em caixa, não iria dar conta de promover a ampliação dos gabinetes e do plenário para receber quatro nossos vereadores. Dito e feito!
 
Salmo
 
O vereador Salmo César (PMDB), que não disputou a reeleição, é candidato a diretor do Campus do IFMT em Cáceres, em eleição que está marcada para o próximo dia 7 e que pode ser adiada por conta da greve deflagrada esta semana.  Ele conta com apoio do atual diretor Milson Serafim, que está completando o mandato do falecido professor Olegário Baldo. O seu adversário será o técnico Anderson Bezerra que teve apenas 28 votos na eleição de agosto do ano passado para completar o atual mandato. Ele conta com o apoio da professora Inês Montecchi que perdeu a eleição para Milson por uma diferença de apenas 22 votos.
 
CDL
 
Por falar em eleição, nos próximos dias o empresário Arthur Henrique Barbosa de Sousa da HR Piscinas deverá ser reeleito para conduzir por mais dois anos a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cáceres (CDL). Apenas uma chapa encabeçada por ele se inscreveu para o pleito.
 
Thebestinho
 
Olha, definitivamente o secretário de Saúde de Cáceres, Roger Pereira, não tem preparo para o cargo que ocupa. Na semana passada, quando os servidores do município pararam em protesto nacional contra leis que estão sendo votadas em Brasília e afetam as suas carreiras, o secretário destacou pessoas de sua confiança para identificar os faltosos e mandar cortar o ponto. Alguém precisa dizer para ele que no Brasil ainda existe o direito a manifestação e a greve.
 
Unemat
 
O sonho do professor Antônio Malheiros de virar reitor da Unemat na próxima eleição foi para o ralo definitivamente com as precárias condições do campus Jane Vanini e da Cidade Universitária de Cáceres, que estão sendo administradas atualmente por ele. Como de costume, a esquerda que o apoiou na eleição para coordenador do campus contra o grupo do professor Adriano Silva, está por traz dos protestos, insuflando a ‘molecada’.
 
Frente Popular
 
Ao contrário do que ocorre após as eleições, os quatro partidos que formaram a base da Frente Popular mantiveram uma aliança e já estão se reunindo para discutir nomes para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Os dois primeiros nomes que surgiram como opção são os do vereador eleito pelo PV, Rosinei Neves e do petista James Cabral.
Imprimir