Imprimir

Imprimir Artigo

17/10/2016 - 13:53 | Atualizado em 17/10/2016 - 12:04

Descongelamento

Ao menos três suplentes de vereadores de Cáceres vivem a expectativa de poderem assumir uma das 15 cadeiras do Legislativo com o descongelamento de votos de três candidatos que disputaram sub judice. João Rezende (PSB), sonha com os votos de Luiz da Guia (DEM), que fez pouco mais de 500 votos, Odenir Nery (PSD), com os votos de Leomar Mota (PSD), que também fez pouco mais de 500 e Orlandir Cavalcanti (PT), que pode virar vereador caso a Justiça Eleitoral descongele os mais de 6 mil votos da candidata a prefeita Janaína Santos (SDD).
 
Quem cai
 
Tecnicamente ainda não posso afirmar com certeza, mas suspeito que podem perder uma vaga o PSC, e o PT do B e o PTN, que fizeram dois vereadores. Os prejudicados podem ser os vereadores eleitos Zé Eduardo Torres (PSC), Elias Pereira (PT do B) e Creude Castrillon (PTN). Como não há data para uma decisão, os envolvidos e afetados vão continuar vivendo sob tensão e expectativa.
 
Remédio
 
Se não conseguirem uma vaga de titular, Rezende, Odenir, Orlandir e mais 27 suplentes que serão diplomados, ainda tem uma chance de virarem vereador. A partir da próxima legislatura, os vereadores titulares podem ser afastar a qualquer momento e por motivos pessoais, para dar lugar aos suplentes. Antes o afastamento só era possível por questões de saúde ou para assumir um cargo na prefeitura.
 
Mesa
 
Nos bastidores segue a movimentação pela mesa diretora da Câmara de Cáceres. Mais um nome da oposição iniciou articulação para chegar a presidência da Casa. Sexto mais votado com 782 votos, Wagner Banore do (PTN), já conversa com colegas eleitos para construir uma chapa. Além dele, Domingos dos Santos (PSB) e Alvacir Alencar (PP), também buscam a presidência. Pelo lado da situação, o queridinho do prefeito e dos endinheirados, Cézare Pastorello (PSDB), está sendo patrolado nos bastidores pelo secretário de Governo, Wilson Kishi, que quer Rubens Macedo (PTB) na presidência. Fonte próxima ao japonês, revelou que ele sonha em ser o candidato a deputado estadual do grupo do prefeito Francis Maris (PSDB), por isso está trabalhando em articulações que incluem frear o crescimento de Pastorello e voltar para a Secretaria de Saúde, para fazer política.
 
Fora
 
Por falar em articulação para presidência da Câmara, o suplente de deputado Adriano Silva (PP) disse a Coluna que não vai interferir no processo. Ainda ressentido com o resultado da eleição, ele aproveitou para responder a indagação da última Coluna, sobre a não participação do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) na sua campanha. Adriano disse que torce para que Túlio e Francis sejam candidatos na próxima eleição porque ele está ansioso para enfrentá-los nas urnas.
 
Liderança
 
O terceiro vereador mais votado em Cáceres com 1.123 votos, Cláudio Henrique Donadoni (PSDB), é o favorito do prefeito Francis Maris (PSDB) para assumir a liderança do Executivo na Câmara, caso Pastorello (PSDB) ou Rubens Macedo (PTB) venham a ser eleitos presidente da Câmara. A amigos, ele já teria dito que não vê dificuldade em assumir a função.
 
Boa
 
O engenheiro Erasmo Romano Leite, um dos técnicos mais competentes do Estado e que prestou bons serviços a prefeitura de Cáceres na gestão passada, responde há alguns dias pela chefia de gabinete do deputado Estadual doutor Leonardo (PSD). Por falar em Leonardo, uma fonte próxima ao deputado, afirmou que é questão de tempo a migração do parlamentar para o PSDB do prefeito Francis Maris e do governador Pedro Taques. A saída do PSD, faria parte do acordo que uniu os adversários na última eleição em Cáceres.
 
Revoltado
 
O terceiro candidato mais votado do PSD em Cáceres com 482 votos, Beto do Banco do Brasil, disse que se tivessse tido mais ajuda por parte de doutor Leonardo e de doutor Sérgio, os principais líderes do seu paritdo, poderia ter se elegido. A Coluna, ele se mostrou frustrado com o resultado das urnas e até afirmou que não pretende ser mais candidato no futuro.  
 
Refugado
 
Por falar em Leonardo, uma importante fonte próxima ao prefeito Francis Maris (PSDB), revelou que ele já teria refugado a principal indicação do deputado para compor o primeiro escalão da prefeitura. Francis teria rejeitado a indicação do ex-diretor do Hospital São Luiz, Onair Nogueira para ocupar a Secretaria de Saúde.
Imprimir