Imprimir

Imprimir Artigo

10/10/2016 - 10:27

2018

O prefeito reeleito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), deu a largada oficial a corrida eleitoral de 2018. Em duas entrevistas concedidas na semana passada a meios de comunicação da cidade, que foram repercutidas pelo Jornal Oeste, ele lançou o deputado estadual doutor Leonardo (PSD), candidato a deputado federal. O prefeito, no entanto, deixou um suspense no ar ao não revelar quem será o candidato do seu grupo a deputado estadual. Como não poderia deixar de ser, o fato gerou e está gerando especulações. Algumas fontes políticas ouvidas pela Coluna afirmam que o candidato pode ser o próprio Francis. Elas afirmaram que o lançamento da candidatura de Leonardo a federal seria apenas uma estratégia para confundir os adversários. O candidato a federal seria o próprio prefeito em uma dobradinha com Leonardo a estadual. Duas fontes com imaginações mais férteis afirmaram que o candidato de Francis a estadual seria o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), que não teria entrado no processo eleitoral deste ano por isso.
 
PH
 
Por falar em Túlio Fontes (PSB), uma fonte revelou que a não entrada dele na eleição em apoio a Adriano Silva (PSB), teria sido uma imposição do ex-deputado federal Pedro Henry, que ajudou a construir a aliança de apoio a Adriano. Pode não ser, mas faz sentido, pois muitos henristas se envolveram na campanha de Adriano, inclusive o braço direito de PH, José de Assis Guaresqui.
 
Presente
 
Eu particularmente nunca acreditei que o deputado se afastou da política e de Cáceres como ele quer fazer crer. Há tempos tenho o visto lapidar um novo pupilo que debutará em 2018 como candidato a deputado estadual e em 2020 certamente estará na disputa pela prefeitura de Cáceres. Pelo que vejo, vai longe, ainda mais com as bênçãos de Pedro Henry. E ele, ao lado de Adriano Silva, será o grande catalizador da oposição a Francis e a Leonardo daqui para frente.
 
Mesa
 
Por falar Adriano, se bem o conheço, já deve estar a todo vapor com as articulações para que a oposição assuma o comando da Câmara a partir de janeiro. Nos bastidores, os nomes dos vereadores reeleitos Domingos dos Santos (PSB) e Alvacir Alencar (PP) já estão sendo colocados para pleitear a presidência da Casa. Mas, a movimentação também já é intensa na situação. Lá a disputa está acirrada. A vereadora reeleita Valdeniria Dutra (PSDB), o os eleitos Rubens Macedo (PTB), Zé Eduardo Torres (PSC) e o campeão de votos, Cézare Pastorello (PSDB), manifestaram publicamente o desejo. Valdeniria é a atual vice-presidente da Câmara e conduziu várias sessões nesta legislatura. Rubens Macedo (PTB), já foi presidente da Câmara na época que haviam 15 vereadores.
 
Resumo
 
Muitos leitores têm cobrado a minha opinião sobre o resultado das eleições em Cáceres. Para ser bem objetivo, aqui aconteceu o que ocorreu na maioria do País. Com a imagem da classe política detona pelos escândalos noticiados diariamente, o povo escolheu o candidato a prefeito menos ruim. O efeito foi ainda mais devastador com os atuais vereadores. Como em todo o País, mais de 70% foram reprovados nas urnas. Os que ficaram, conseguiram porque são assistencialistas. 
Imprimir