Imprimir

Imprimir Artigo

01/10/2016 - 14:34 | Atualizado em 01/10/2016 - 14:38

Sua vez

Neste domingo, 2, temos um dever e não uma obrigação. Será o dia escolhemos os políticos que nos governam e que são pagos com os nossos impostos. Por isso, esqueça essa história de que você não está nem aí para a política e vá votar. Se quiser ter o dia todo de lazer, vá cedo. Senão, vá no final da tarde, antes das 17h, mas não deixe de ir, porque a sua ausência pode eleger políticos profissionais e descompromissados.
 
Abstenções
 
Meu apelo é para que não aconteça o que ocorreu na eleição de 2012, quando 14.684 eleitores, 23,96% do total, não foram votar. Somados aos votos nulos e brancos, foram desperdiçados 27.299 votos. Isso representou 29,57% de votos, um número extremamente alto. Este ano, temos 61,4 mil eleitores aptos para votar em 48 locais de votação, sendo 36 na área urbana e 12 na zona rural.
 
Não deixe para amanhã
 
Se você faz parte da ala dos indecisos, vou dar uma dica. Decida antes, não deixe para última hora. Tire um tempinho analise os candidatos a prefeito e a vereador e escolha já. Faça ou pegue uma cola (santinho) com os números dos seus candidatos para levar para sua seção de votação. Não faça a bobagem de pegar um santinho qualquer no meio do caminho. Quando você escolhe antes, está fazendo um voto consciente e aumentando as chances de uma boa escolha.
 
Escolha
 
Esta parte parece difícil, mas não é. No caso de vereador, por exemplo, as opções são enormes, visto que temos 166 candidatos. Certamente você conhece alguns deles. Então analise com calma e escolha aquele que você acha que tem capacidade de ‘brigar’ por melhorias no seu bairro e na cidade.
 
Fácil
 
A escolha do candidato a prefeito é mais fácil porque temos apenas três candidatos, sendo que a candidata Janaína Santos da Frente Popular está concorrendo sub judice por ter sido enquadrada pela Justiça Eleitoral na Lei da Ficha Limpa. Seu pedido de registro foi negado porque ela está afastando há quase três anos das suas funções da prefeitura de Cáceres, onde é efetiva, sob alegação de problemas de saúde. Pela legislação eleitoral atual, quem está afastado do serviço por problemas médicos não pode disputar uma eleição.
 
Meu
 
Apesar de ter tido o meu direito de liberdade de expressão censurado na Coluna anterior, a pedido de um determinado candidato, reafirmo que já escolhi os meus candidatos porque entendo que eles é que melhor representam os meios anseios. Vou votar para prefeito no professor Adriano Silva e para vereador no motorista da prefeitura de Cáceres, Fábio Lourenço.

Resultado

Após andar e ouvir muita gente sobre a disputa de prefeito, a minha conclusão como analista e articulista politico é de que poderemos ter uma grande suspresa neste domingo, 2, em Cáceres.
Imprimir