Imprimir

Imprimir Artigo

26/09/2016 - 08:17

Além do ISM, Salesianos vão atuar na assistência dos menos favorecidos de Cáceres

Uma Assembleia Geral marcou na tarde deste sábado, 24, nas dependências do Cine Xin, o encerramento da Missão Holandesa em Cáceres após quase sessenta anos de atuação, e deu inicio oficialmente o trabalho educacional e social dos Salesianos no comando do Salesiano Santa Maria, que absorve definitivamente o até então Instituto Santa Maria (Colégio dos Freis).
 
Cáceres ganha então a partir de agora uma Escola focada na formação da Juventude e seus dirigentes também decididamente preocupados com uma assistência transformadora às Classes Populares menos assistidas.
 
Essas revelações são do padre Sandro Giancola, diretor da mantenedora que ostenta o título oficial de Missão Salesiana de Mato Grosso. Ele passa a radicar em Cáceres e será o responsável pela Direção Geral da Escola, enquanto a professora Fabíola Campos Lucas Arantes continuará respondendo pela direção pedagógica.
 
O Salesiano Santa Maria assume toda estrutura física do histórico Colégio dos Freis com um total de 450 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, assim como 48 servidores, entre eles professores. Em Mato Grosso os Salesianos se destacam através dos tempos com o trabalho no Colégio São Gonçalo, em Cuiabá; em Campo Grande-MS no Colégio Dom Bosco e na Universidade Católica Dom Bosco; eles também atuam em várias cidades do interior paulista, e em 130 países.
 
A atual estrutura do Salesiano Santa Maria passará por reformas que beneficiarão a escola e possibilitará que a mesma possa receber já em 2017 mais alunos. A procura tem sido considerável e até mesmo uma lista de espera está sendo elaborada, conforme revela a professora Fabiola.
 
A escola passará a utilizar o sistema de ensino Poliedro, que norteia o padrão utilizado pelo Colégio São Gonçalo e em outros da Missão Salesiana.
 
Cáceres além da Escola de Excelência, pois conforme o padre Sandro Giancola, “nós viemos para fazer algo diferente”, passará a contar também com obras assistenciais voltadas em beneficio das classes populares e desassistidas.
 
A Exemplo daquilo que os salesianos atuam com os jovens marginalizados, o Projeto Pedra 90, em Cuiabá. As creches que assistem os filhos das mães solteiras, em Campo Grande; a Casa Dom Bosco que assiste aos meninos de rua, filhos dos detentos, entre outros. Assim também em Cáceres os menos favorecidos e esquecidos passarão a ganhar uma atenção especial da Missão Salesiana que chega agora para comandar o já saudoso Instituto Santa Maria (ISM).
 
Na Assembleia Geral que marcou oficialmente a presença dos Salesianos em Cáceres, compareceram professores, alunos, pais, autoridades locais, especialmente aquelas que vieram de bem longe, caso do Frei Eduardus que veio da Holanda. Ele preside a Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição. A dos freis holandeses que durante décadas prestaram magnífico trabalho educacional em Cáceres assim como também com obras assistenciais.
 
Ao ato ainda compareceram o padre Gildásio Mendes dos Santos, chefe da Missão Salesiana para a região Centro Oeste; Frei Altair Gonçalo da Silva, responsável pelo setor financeiro dos salesianos. Missão continua com a Escola Salesiana
 
O Instituto Santa Maria (ISM) nasceu, cresceu com a missão de formar os jovens preparando-os para se tornar cidadãos conscientes do papel preponderante que devem ter no seio da sociedade. Preocupação que vem desde os tempos em que o saudoso frei Grignon lecionava às crianças e a elas já ensinava a importância do respeito aos pais, aos coleguinhas de sala, ao ser humano em si.
 
Esse zelo e cuidado seguem até os dias atuais, e, certamente, perdurará, ainda mais, com a renovação que surgirá com o novo redirecionamento que o instituto tomará a partir de agora quando será comandado pelos salesianos seguidores de Dom Bosco, pai e mestre dos jovens.
 
Uma escola de formação cristã forte e atuante, assim haverá de continuar fazendo parte da história de Cáceres, o histórico e renomado Instituto Santa Maria, que nasceu graças ao esforço e a visão do bispo diocesano Dom Máximo, que sempre teve a formação educacional e religiosa como uma meta transformadora do ser humano.
 
“A nossa missão haverá de continuar. Nós iremos passar e outras pessoas, agora os salesianos, darão continuidade ao trabalho iniciado lá nos idos de 1958. Foi com essa finalidade voltada para a Educação e a preocupação com a formação do ser humano, que o Instituto Santa Maria foi criado”, resume frei Gumaru.
 
Aos freis holandeses, o reconhecimento maior de toda uma sociedade que aprendeu a respeitá-los e admirá-los pelo trabalho, retidão, carisma e conhecimento na atuação em prol aos filhos de Cáceres. Embora, inicialmente, tenham encontrado, aqui, um mundo completamente desconhecido, hoje, se tornou sua segunda casa, conquistada pelos anos de trabalho, atenção e carinho dispensados nessa comunidade que escolheram para aqui, certamente, permanecerem até os últimos dias de suas vidas. Imprimir