Imprimir

Imprimir Artigo

25/09/2016 - 10:59

Depois de 58, freis holandeses vão embora de Cáceres

Depois de 58 anos de atuação em Cáceres, os freis holandeses da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição que estão na cidade há quase seis décadas com a missão de auxiliar na educação, saúde e assistência aos necessitados, estão se aposentando e ganharam o direito de retornar para sua terra natal.
 
O benefício é para os cinco que restaram dos dez que desembarcaram na década de 50 a convite do Bispo Dom Máximo Biennés.
 
Bertrando, Gumaro, Matheus, Mauricio e Marino, poderão voltar a um mosteiro para idosos da congregação, mas para surpresa, Frei Matheus tem dito a amigos que não quer ir embora.
 
O anúncio da aposentadoria coletiva foi feito na última sexta-feira, 23, pelo líder da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição, frei Eduardo Quint, durante coletiva que explicou o processo de transferência da missão holandesa para os Salesianos.
 
Sobre a participação na gestão do Hospital O Bom Samaritano e da APAE, o líder dos holandeses afirmou que a instituições já são geridas por associações e contam com apoio da sociedade para se manterem.
 
Eduardo Quint afirmou que Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição vai dar continuidade na sua missão na Indonésia onde a população é muito carente.
 
Com relação a transferência do Instituto Santa Maria e seu patrimônio os Salesianos, ele afirmou que os freis deixam Cáceres do jeito que chegaram.

Durante a coletiva o irmão Altair Gonçalo da Silva, que responde pelas finanças da Missão Salesiana para a região Centro Oeste, afirmou que sua congregação vai dar continuidade a história dos holandeses.
 
Ele informou que o processo de transição de gestão do patrimônio do ISM já começou e inclusive anunciou o início de uma campanha publicitaria no dia 15 de outubro para anunciar a mudança.
 
Questionado se a mudança resultará em aumento do valor das mensalidades, Altair afirmou que sim, mas que será dentro da realidade de mercado.
 
Ele também revelou que uma das metas é dobrar o número de alunos que hoje é de 450.
 
Além da melhoria da estrutura física, o novo diretor geral do ISM, padre Sandro Giancola, aposta na tradição e no sistema de ensino dos Salesianos para dobrar o número de alunos.
 
Ele revelou que o ISM passará a usar o Sistema Poliedro, o mesmo utilizado pelo Colégio São Gonçalo em Cuiabá, a maior escola da congregação com ais de 3 mil alunos.
 
Padre Sandro disse ainda que a posse oficial sobre o patrimônio do ISM será a partir de primeiro de janeiro de 2017. Imprimir