Imprimir

Imprimir Artigo

12/09/2016 - 16:10 | Atualizado em 12/09/2016 - 16:14

Começou

A campanha de 2016 em Cáceres começou efetivamente na semana passada com o lançamento da candidatura a prefeito da enfermeira Janaína Santos (SDD), esposa do médico vereador Félix Álvares (SDD), que era o candidato, mas foi vetado pela Justiça, por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter sido exonerado do município em um processo administrativo. Para surpresa de muitos, inclusive minha, ela demonstrou conhecimento e empatia. Nas redes sociais, detentores de voto qualificado já tem manifestado apoio à candidata da única mulher na disputa e com um discurso de oposição mais agressivo. Se capricharem no marketing, ela pode conquistar votos de muitos indecisos e até se transformar no fiel da balança na disputa. Pelo que tenho visto, o problema pode ser a limitação financeira. Só para vocês terem uma ideia da situação, enquanto as candidaturas de Francis Maris (PSDB) e Adriano Silva (PSB), possuem equipes de mídia compostas por várias profissionais, Joner Campos sozinho está sendo o responsável pelos programas de rádio, tv e mídia social da Frente Popular.
 
Fenômeno
 
Por falar nisso, Cáceres tem que virar um ‘case’ político. Esta é uma das poucas grandes cidades do Estado, em que os políticos querem fazer política sem dinheiro. Outro dia fiquei chateado e não surpreso, em tomar conhecimento que um dos nomes com chances reais de eleição para vereador estava fazendo cotinha nas redes sociais para mandar fazer ‘santinhos’.
 
Deferimentos
 
Há pouco mais de vinte dias para a eleição, restam poucas definições com relação a deferimentos e indeferimentos de candidaturas. Até mesmo os candidatos que foram indeferidos como são os casos de Luis da Guia (DEM) e Usias Pereira (PSC), recorreram e seguem firmes na disputa, porém assumiram o risco de vencer e perder o mandato futuramente.
 
Pesquisas
 
O que tem de gente me abordando e perguntado sobre pesquisas com relação a disputa de vereador e prefeito em Cáceres. Eu particularmente não tenho conhecimento de nenhuma que tenha sido registrada no TRE. Mas, certamente elas vão começar a pipocar a partir da próxima semana. A sondagem para prefeito costuma se aproximar da realidade, o que não ocorre com as pesquisas de vereador. Pela quantidade de candidatos, é praticamente impossível medir com precisão, por isso elas não são confiáveis.
 
Toro 2018
 
Um dos assuntos mais comentados dos bastidores políticos de Cáceres na semana passada foi a saída do médico Sérgio Arruda do PSD. O curioso é que ele é o presidente do partido na cidade. A saída só confirma o que já antecipei neste espaço, ‘Ginho’ é candidatíssimo a deputado estadual e será mais um concorrente para o deputado doutor Leonardo (PSD).
Imprimir