Imprimir

Imprimir Artigo

24/08/2016 - 06:03

Com investimento de R$ 1,3 milhão Energisa vai trocar 2,8 mil lâmpadas do Hospital Regional

O Hospital Regional de Cáceres receberá nos próximos meses mais de R$ 1,3 milhão em investimentos para a redução do consumo de energia, por meio do projeto Economia em Foco, da Energisa.

Serão trocadas quase 2,8 mil lâmpadas de diversas potências por LED, além de todo o sistema da lavanderia. A previsão é que as substituições sejam feitas até dezembro de 2016.
 
Porta de entrada de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital é hoje gerido pela Associação Congregação de Santa Cataria (ACSC) e faz entre 400 e 500 atendimentos diariamente, atendendo moradores de Cáceres, de outros 22 municípios brasileiros na região e da Bolívia.
 
O projeto do hospital foi selecionado no ano passado e o termo para o início das ações de substituição foi assinado na última sexta-feira (19).  A Energisa vai adquirir um sistema de lavanderia novo e mais moderno, importado da Europa. A expectativa é de que ocorra uma redução de 25% no consumo de energia do hospital.
 
E é justamente esta redução significativa nos gastos com energia elétrica o resultado que está sendo esperando pelos gestores do Hospital Regional de Cáceres. “Estou muito satisfeito com o projeto, que é importante não só para o Hospital, mas para a sociedade como um todo”, afirma o diretor executivo do Hospital Regional de Cáceres, Mário Rodrigo Kaoru Utsunomiya.
 
Marjorie Teruel, gerente dos projetos de Eficiência Energética da Energisa Mato Grosso, explica que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), determina que as distribuidoras invistam em eficiência energética. Quando os novos equipamentos são instalados no local beneficiado, a Energisa recolhe os antigos e faz o descarte ecologicamente correto.
 
“É importante também destacar que paralelamente à substituição dos equipamentos também levamos conscientização aos funcionários, pois é importante que eles façam o uso eficiente da energia. É um trabalho bem interessante, que trará muitos benefícios ao hospital”, comenta Marjorie.
 
O projeto Economia em Foco faz parte do programa Energia Eficiente, da Energisa, atendendo todos os critérios previstos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no programa de Eficiência Energética. Imprimir