Imprimir

Imprimir Artigo

15/08/2016 - 11:27

Favoritos

Se de um lado a disputa para prefeito de Cáceres foi zerada com a colocação de três candidatos, de outro a concorrência por quinze cadeiras na Câmara de Vereadores será grande. Ao menos cento e cinquenta candidato vão concorrer. Diante deste cenário, e por acompanhar o dia a dia da política local há doze anos consecutivos, tomo a liberdade de analisar o quadro de candidatos e citar nomes de alguns favoritos.
 
Maior bancada
 
Como disse na edição passada, a aliança de apoio ao deputado estadual Adriano Silva (PSB) deve eleger a maior bancada de vereadores. Pelas minhas contas serão oito. Quatro da coligação PMDB/PP/PSB/DEM, dois pela coligação PTN/PPS e dois pela aliança PT do B/PRTB/ PRP. Deste grupo os favoritos são os vereadores Marcinho Lacerda (PMDB), Alvacir Alencar (PP), Domingos dos Santos (PSB), Tarcísio Paulino (PSB), Cabo Pinheiro (PSB), Moacyr Barbosa (PSB), Gerônimo da Padaria (PSB), Garcia da Difusora (PSB), Wagner do Barone (PTN), Josué Alcântara (PTN), Eliel da Rocha (PTN), Marquinhos do Sesi (PPS) e Nilson Magalhães (PT do B).
 
Oposição
 
A bancada de oposição deve ser consolidada com eleição de dois vereadores pela chapa encabeçada por Félix Álvares (SDD). Os favoritos são Fábio do SSPM (SDD), Orlandir Cavalcante (PT) e Rosinei Neves (PV). Se confirmar este quadro, a oposição terá maioria para comandar a Câmara e todas as suas comissões.
 
Governistas
 
As cincos vagas restantes serão duramente disputadas pelos candidatos governistas em duas coligações. A primeira é formada pelo PSD, PTB, PHS, PRB/PDT. Os favoritos a eleição são Edmilson Campos (PSD), Manoel Leiteiro (PTB), Rubens Macedo (PTB), Antônio Salvador da Silva (PTB), Beto do Banco do Brasil (PSD) e Walter Zacarkim (PTB). Na segunda coligação governistas estão o PSDB, PSC e o PR. São favoritos nessa aliança, Valdeniria Dutra (PSDB), Edmilson Tavares (PR), Josias Modesto (PSDB), Cézare Pastorello (PSDB), Claudio Henrique (PSDB) e José Eduardo Torres (PSC). A coligação que tiver mais votos fará três e a segunda, dois vereadores.
 
Beneficiados
 
Em se confirmando a negativa de registro de candidatura para o ex-vereador Leomar Mota (PSD) e para o vereador Edmilson Tavares (PR), os maiores beneficiados serão Edmilson Campos (PSD) e Cézare Pastorello (PSDB), que herdará de fato e de direito, os apoiadores de Tavares, cuja maioria já estão com ele.
 
Pipoqueiro
 
Ainda sem digeri direito a imposição feita pelo comando estadual do seu partido ao prefeito Francis Maris (PSDB), o deputado estadual doutor Leonardo (PSD), com a colaboração do companheiro Luizmar Faquini, se recusou a falar da aliança surpreende com o adversário. A desculpa foram as vedações do período eleitoral. Por falar no Pipoqueiro, a sua ida para os braços de Francis também permitiu que ele se reaproximasse de um antigo aliado, o ex-vereador Wilson Kishi, um dos gurus do atual prefeito. Fonte da Coluna, revelou que o japonês sonha em assumir a chefia de gabinete de Leonardo na Assembleia.
Imprimir