Imprimir

Imprimir Artigo

13/08/2016 - 10:40

Sebastião Mendes voltará a expor em Cuiabá

Será aberta na próxima quinta-feira, 18, a exposição de obras do artista plástico Sebastião Mendes. Os trabalhos estarão expostos até 18 de setembro, na Galeria ARTO, na capital, situada a Avenida Dom Bosco, 1776, Bairro Goiabeiras.

Ao todo serão expostas 21 obras de óleo sobre tela que retratam festas e costumes da cultura mato-grossense.
A solenidade de abertura está marcada para as 20 horas e reúne autoridades, artistas regionais e amantes da arte.   

O artista plástico de renome nacional e  internacional, Sebastião Mendes é cacerense e pinta desde os 10 anos de idade, suas obras foram expostas e integram acervos de colecionadores em vários países da Europa como Espanha, França, Portugal, Suíça, Alemanha, Bélgica, Noruega e Finlândia.

No Brasil a sua obra foi apresentada ao público no Estado de Mato Grosso, nas cidades de Cáceres e Cuiabá, no estado de São Paulo, na capital, Campinas, Olímpia, Rio Preto, Assis e, no estado do Espírito Santo, em Vila Velha. Suas obras expressam o cotidiano da cultura mato-grossense na figura do ‘caboclo’, em uma mistura de pluralidade cultural-brasileira, mostrando nas telas a ‘Brasilidade e a Cultura Mato-grossense’.

Sua especialidade é observar a riqueza dos detalhes para transformá-la em arte, que ganha beleza em cores e formas. O homem do campo em sua rotina, pensando na vida, no descanso da lida sentado no pé de uma árvore, a mulher ribeirinha perto de um aguapé ou uma flor, pescadores na canoa, enfim, todas as cenas da simplicidade da vida do mato-grossense.

O artista realizará também exposições em Porto Alegre-RS que acontece em outubro e em Presidente Prudente-SP, em novembro.

Sebastião Mendes recebe agora no mês de setembro  o Premio Salão de Veneza,  com a obra Aviões de papel, a cerimônia de entrega acontecerá na  Itália.

O artista plástico ocupa hoje a terceira cadeira da Academia Brasileira de Belas Artes, com sede no Rio de Janeiro, por onde passaram Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Oscar Niemeyer. Imprimir