Imprimir

Imprimir Artigo

25/07/2016 - 12:14 | Atualizado em 25/07/2016 - 12:18

​Quase

O quadro político que irá disputar a eleição deste ano em Cáceres só será definido no próximo dia 5 de agosto, último dia para realizar convenções. Faltando doze dias, a situação segue totalmente indefinida. O prefeito Francis Maris (PSDB) diz que vai à reeleição e trabalha com a possibilidade de repetir a chapa com a vice Eliene Liberato Dias (PSDB), mas há negociações de bastidores surpreendentes que podem mudar essa situação. Do outro lado, na Frente Popular, a situação não é diferente. Líder disparado nas pesquisas de consumo interno, o deputado estadual doutor Leonardo (PSD), pode surpreender e entrar na disputa. Essa decisão pode inclusive mudar um cenário desejado pela maioria dos integrantes do bloco, que já defendem uma chapa majoritária com doutor Sérgio Arruda (PSD) e James Cabral do PT como vice. A entrada de Leonardo no páreo também pode evitar o enfraquecimento do grupo com a eminente possibilidade de saída do PSB para um projeto de candidatura própria. Desde a última sexta-feira, 22, os três principais líderes do partido, o ex-prefeito Túlio Fontes, o deputado estadual Adriano Silva e o presidente da legenda Moacyr Barbosa, intensificaram as conversações com demais partidos para fazer parte de um projeto próprio. Já houveram conversas com o PR, PSC e o PT do B, inclusive com proposta de viabilidade para eleição de vereadores. A determinação é tanta, que o PSB já marcou convenção para o dia 4 de agosto.
 
Surpresa
 
Tomei conhecimento de uma pesquisa de consumo interno fechada na última semana em Cáceres e fiquei contente com algumas informações produzidas que inclusive confirmaram o que eu já suspeitava, o prefeito Francis Maris (PSDB), tem a maior rejeição dentre os que estão tendo os nomes colocados como pré-candidatos a prefeito. Mas, o que me chamou a atenção foi a avaliação dos atuais vereadores. Para minha surpresa, a sondagem mostra que quatro têm chances reais de reeleição, dentre eles, Edmilson Campos (PSD) e Edmilson Tavares (PR).
 
Desespero
 
Por falar em vereadores, sem terem um grupo político estruturado para disputar a eleição, militantes do DEM, PP, PMDB e PR, tentam desesperadamente construírem uma aliança que possa principalmente salvar os mandatos dos vereadores Alvacir Alencar (PP), Marcinho Lacerda e Edmilson Tavares (PR). Inseguro quanto a viabilidade desta ideia, inclusive em termos de votos, paralelamente, Marcinho lançou uma proposta desesperadora. Quer que todos os atuais vereadores se juntem em um blocão para tentarem se salvar. Será que ele vai encontrar algum idiota para fazer escada para ele?
 
PT
 
Embalado pela onda da Frente Popular, o PT de Cáceres está trabalhando uma chapa competitiva para a Câmara de Vereadores. Dentre os nomes apontados como pré-candidatos estão os dos professores João de Deus e Laudemir Zart da Unemat, e do presidente do Sintep, Orlandir Cavalcante. Além deles, há outros seis nomes. O ânimo dos petistas tem outra explicação, a possibilidade real de eleição de ao menos quatro vereadores na coligação com o PV, Solidariedade e PC do B. Dentro da Frente Popular, outra composição com viabilidade de eleição de ao menos dois vereadores, e a junção do PTN com o PPS.
Imprimir