Imprimir

Imprimir Artigo

18/07/2016 - 13:19 | Atualizado em 18/07/2016 - 14:30

​Definição

Esta semana começam as convenções que vão definir os candidatos a vereador e a prefeito para eleição deste ano. Em Cáceres a disputa caminha para a polarização entre a atual administração e os partidos que formam a Frente Popular. Em declaração ao site RDNEWS no final de semana, o prefeito Francis Maris (PSDB), afirmou que vai à reeleição e que sonha em ter um nome do PSB como vice. Na entrevista ele confirmou que está buscando o acordo com a cúpula do partido em Cuiabá, especialmente com o cacique de fato do PSB, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes. Francis ainda deixou a entender que a costura tem o aval do governador Pedro Taques (PSDB).
 
Arrepiaram
 
Em Cáceres, a maioria dos membros do PSB, que hoje está na Frente Popular, espanou com a declaração do prefeito que mostra uma tentativa de impor um acordo de cima para baixo. O PSB tem três pré-candidatos a prefeito: Túlio Fontes, José Carlos Job e Adriano Silva. Dos três, Túlio e Adriano são os que mais pontuam nas pesquisas de opinião pública. Apesar de ter o maior apelo popular, por uma questão estratégica, Túlio não tem indicado claramente a intenção de disputar a eleição.
 
Anne
 
Além dos três pré-candidatos a prefeito, o PSB ainda tem um nome forte como pré-candidato a vice. Trata-se da advogada Anne Viegas, que foi companheira de chapa de doutor Leonardo na eleição de 2012. Plantação feita em setores da mídia local no final de semana, comprovam a preferência do grupo de Leonardo pelo nome da advogada como eventual companheira de chapa de doutor Sérgio Arruda (PSD), se ele for o escolhido para ser o cabeça de chapa da Frente Popular.
 
Frente Popular
 
Por falar em Frente Popular, com a proximidade das convenções, o bloco deve intensificar as discussões para definir os pré-candidatos a prefeito e a vice. Apesar de possuir doze pré-candidatos a prefeito, depois de quase cinco meses de intensas articulações, já é possível visualizar o afunilamento do quadro. Para desespero dos governistas, o cenário que se desenha para a disputa majoritária, tem forte inserção dos partidos que formam a base da Frente.
 
Risco
 
Com ou sem doutor Sérgio Arruda (PSD), como cabeça de chapa da Frente Popular, o maior prejudicado com uma eventual derrota do grupo nas eleições de outubro próximo, na minha opinião, será sem dúvida nenhuma o deputado doutor Leonardo (PSD). Mais uma derrota na eleição municipal pode esfacelar o seu grupo político e reduzir o seu patrimônio eleitoral. Até porque, dificilmente ele repetirá o fenômeno tiririca de 2014.
 
Números
 
Por encomenda do deputado estadual Adriano Sila (PSB) e do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), pesquisas quantitativas e qualitativas estão sendo feitas em Cáceres para balizar as decisões quanto a disputa do pleito de outubro próximo. Um dos fatores que tem muito peso neste tipo de sondagem, é o índice de rejeição. Matemática pura. É inviável disputar uma eleição, quando o índice dos que rejeitam é maior do que os que aceitam.
 
Federal
 
Por falar em Túlio Fontes (PSB), ele confirmou a Coluna que durante uma conversa recente com o presidente do PSB, deputado federal Fábio Garcia, este demonstrou disposição em se afastar por 121 dias para que ele possa assumir uma cadeira na Câmara Federal. Esta informação também foi confirmada pelo deputado estadual Adriano Silva (PSB).
 
Chuva
 
Em 2018 poderemos ter uma chuva de candidatos a deputado estadual em Cáceres. Túlio Fontes (PSB), Adriano Silva (PSB), Marcinho Lacerda (PMDB) e doutor Leonardo (PSD), que deverá ir à reeleição, são alguns dos nomes. A inflação de candidatos pode voltar a deixa a cidade sem representantes na Assembleia Legislativa. Um dos que já estão contribuindo com o possível retrocesso é o principal assessor do deputado doutor Leonardo, Celio Silva, que já está ajudando o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), a abrir espaço para o prefeito de Salto Céu, Wemerson Prata (PP), construir a sua candidatura de estadual em Cáceres.
 
Não pode
 
Tem um grupo manjado de Cáceres que está pilotando uma campanha contra os atuais vereadores da cidade no WhatsApp e no Facebook. A farra desses malandros e de quem está replicando o material está com as horas contadas. A Lei eleitoral que proíbe propaganda nas redes sociais, também veda este tipo de campanha. A punição é para que produz e para quem compartilha.
 
Café
 
Apesar da ciumeira do Estado Islâmico, é voz corrente nos bastidores políticos de Cáceres que a entrada do vereador Edmilson Campos no PSD, ajudou a melhorar em muito a imagem do deputado doutor Leonardo (PSD) junto à opinião pública. Para desespero de adversários e críticos, Café é um dos poucos com chances de permanecer na Câmara na próxima legislatura. 
Imprimir