Imprimir

Imprimir Artigo

01/07/2016 - 09:06

Governo aceita troca do Mercado do Produtor por área anexa ao CAIC

Na última quarta-feira (29), o prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz, o secretário de estado de educação, Marco Marrafon e o diretor presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota Silva, chegaram a um acordo definitivo, que acaba com o imbróglio envolvendo o prédio do CAIC, que pertence ao município, e a Escola Estadual Criança Cidadã de domínio do estado.

Com o empenho do prefeito para uma solução que não trouxesse prejuízos para ambos os lados, a decisão agora é definitiva.

Segundo Francis, o Caic volta para Cáceres para atender a educação, o município doa um terreno  para o  estado de Mato Grosso, e a Empaer, destina outro terreno para o município construir uma creche.

O prefeito Francis justifica que  na área que será passada ao estado para a construção da escola, a prefeitura iria edificar uma creche e não poderia permitir que o município pagasse um ônus que não era seu.

“Com o acordo todos saem ganhando, havia tempos que tínhamos solicitado isso, fizemos apenas como exigência, receber outro terreno do estado, que fica atrás do mercado do produtor rural, espaço da antiga Casemat, e que pertence a Empaer e atenderia a demanda social”, destacou.

Ele ainda informou que ontem, (29), falou com o  Governador Pedro Taques, em Cuiabá,  que a situação ainda
não havia sido resolvida e que para acabar de vez  com o problema precisaria da doação desta área.

“Imediatamente Pedro Taques pediu que o Layr Mota e o secretário de Educação resolvessem o impasse comigo de uma vez por todas. E nos reunimos, tudo deu certo”, comemorou Francis Maris.

Para ele a situação poderia ter sido resolvida há mais tempo, já que desde o início sua única exigência para transferir a área era essa.

Mais, a Seduc  sempre anunciou que o recurso para a construção da nova escola estava garantido e que só estava faltando a prefeitura  fazer a doação do terreno para a obra ser iniciada e concluída, porém a Empaer nunca se manifestava e desde março aguardávamos esse retorno. “Havia uma cobrança popular muito grande, mas se doássemos a área escolhida para a edificação de uma creche, perderíamos duas vezes. Com a doação do imóvel pela Empaer, todos podem comemorar, a prefeitura porque recupera um prédio que é seu e está fazendo falta para a educação municipal, continua com um local em uma área de muita demanda para atender a população com uma creche e o estado constrói em um terreno bem próximo ao Caic, a nova sede da escola Criança Cidadã”, justificou o prefeito. Imprimir