Imprimir

Imprimir Artigo

10/01/2016 - 20:46

​Luizinho quer retomar Projeto Pró-Catar em Cáceres

Após oito anos parado o Projeto Pró-Catar será ativado ainda esse ano pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em Cáceres. A informação é do  chefe da SEMA,  Luiz Sergio Garcia Lara que falou a reportagem do “Correio Cacerense” que estará ativando vários projetos durante o ano e um deles será o Pró-Catar, que visa valorizar os catadores de lixo recicláveis.
 
Para isso será executado um trabalho de sensibilização e conscientização da população quanto à importância de separar seus lixos domésticos. O objetivo com a população é mostrar que apenas a mudança de uma rotina pode transformar o mundo em um planeta melhor, ajudando a preservação do meio ambiente, com atitudes diárias, que fazem a diferença, uma delas é a reciclagem do lixo.
 
A vantagem da separação do lixo doméstico é cada vez mais evidente, além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis),   grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores.
 
Uma das principais preocupações é a quantidade do lixo produzido pela população. Esta questão representa um dos maiores desafios a ser enfrentado pelas administrações públicas, pois além dos problemas relacionados aos catadores dos lixões, à falta de espaço para disposição dos resíduos, deve também ser levada em conta a preservação do meio ambiente.
 
Por isso Luiz ressalta, que a atitude de reciclar, além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratada e eliminada, contribui significativamente para a redução da extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo. Afinal, adotar a educação ambiental, colocando os resíduos recicláveis nos locais devidos, não nos custa nada e ainda promove uma melhor qualidade de vida para toda a população.
 
O Pro-Catar  retorna com essa proposta  que vem  da superintendência da SEMA de Cuiabá, coordenada pela Terezinha, cujo  objetivo principal é estimular o município a associar os  catadores a uma cooperativa em prol dos que vivem de catar e assim inseri-los a sociedade. Cáceres já conta com uma Associação de catadores e a SEMA  já realizou a identificação dos mesmos  com a finalidade de inseri-los no projeto.
 
Luis finalizou informando que no dia 26 de Fevereiro será realizada uma reunião com o tema “Vamos conversar”, onde serão convidados donos de barcos hotéis, pescadores e demais órgãos e sociedade com a finalidade de conversar sobre a preservação do nosso Rio Paraguai e nosso Pantanal. Imprimir